Conheça as Principais Apostas para Redes Sociais em 2020!

Através destas Tendências nas Redes Sociais, sua marca terá mais engajamento e relevância no mercado em 2020!

Principais Apostas para Redes Sociais em 2020
Redes Sociais em 2020

Nos últimos anos, o Marketing Digital tem tomado grandes proporções e obtido total relevância para as empresas. Sendo assim, estas instituições procuram investir em estratégias e técnicas promissoras e que garantam retorno financeiro às suas marcas. Dessa forma, conhecer as principais tendências de redes sociais é um notável diferencial para quem busca se destacar aos olhos dos consumidores.

Em tempos de concorrência acirrada pela atenção dos usuários nos canais digitais, saber exatamente como atrair um lead para as suas páginas pode garantir o sucesso das suas estratégias.

Desse modo, é de total relevância se inteirar ainda mais nesse assunto. Como resultado, ficar de olho nas novidades e diferentes recursos a serem utilizados nas redes sociais pode gerar diversas vantagens para o seu negócio.

Assim, leia todo o artigo e conheça quais estratégias podem ser eficazes para alavancar sua marca dentro desses canais digitais!

Qual a Importância de conhecer as Principais Tendências?

Um dos grandes desafios para qualquer equipe de Marketing Digital é conseguir acompanhar todas estas novidades e recursos que aparecem de forma recorrente — seja para implementar em sua estratégia de Marketing de Conteúdo, para criar links patrocinados mais eficientes, entre outros. Quando falamos em redes sociais, isso não é diferente.

Estar presente nessas plataformas já não é o suficiente, afinal, de acordo com informações do Social Media Trends 2019, 96,2% das empresas utilizam esses canais.

Do total, 62,6% das organizações já consideram as redes sociais peças fundamentais para as suas estratégias. Saber quais são as principais tendências é, portanto, uma forma de se diferenciar.

Sendo assim, não é oferecendo conteúdos pouco atrativos ou não explorando os principais recursos e ferramentas dessas redes sociais que você vai conseguir se tornar relevante dentro em seu nicho.

Ficar por dentro das principais tendências de redes sociais permite que você tenha um maior conhecimento sobre o que oferecer exatamente.

Por isso, assim como em qualquer ação de Marketing, atente-se aos novos recursos e estratégias que podem ajudar você a potencializar o alcance das suas ações e campanhas nas redes sociais, independentemente das suas metas.

Quais as Tendências de Redes Sociais para ficar de olho?

Tendências para Redes Sociais
Tendências para Redes Sociais

Agora que você já sabe a respeito da importância de ficar por dentro das tendências de redes sociais para 2020, que tal conhecer um pouco mais sobre cada uma das novidades para estas plataformas?

Por isso, preparamos uma lista com alguns fatores que você deve considerar ao definir o seu planejamento dentro destes canais digitais. Confira!

Conteúdos temporários ganham ainda mais relevância

A função Stories do Instagram, o Status do WhatsApp ou até mesmo o Snapchat, são exemplos de conteúdos temporários já muito populares entre os usuários e que, nos próximos anos, tendem a fazer ainda mais sucesso nessas plataformas.

Rápidos e excelentes para gerar engajamento, a tendência é se tornarem ainda mais relevantes. Dessa forma, para se ter uma ideia, o número de usuários ativos diariamente no Stories do Instagram dobrou de 250 milhões para 500 milhões, entre junho de 2017 e janeiro de 2019.

Uma prova disso, é que mais de 60% das empresas entrevistadas em uma pesquisa da Hootsuite indicam que já utilizam ou consideram passar a investir nesses recursos nos próximos meses.

Vídeos continuam como conteúdo mais eficiente

Ao produzir uma campanha para anunciar no Google Ads ou utilizar um CTA em um texto no blog da sua empresa, você busca pela opção que tem mais chances de gerar engajamento e, como resultado, retornos para o seu negócio, certo?

Nas redes sociais, é necessário buscar pelos formatos de conteúdo que também seguem esta linha. Assim, os conteúdos temporários listados acima, por exemplo, já mostram esta tendência. Entretanto, quando falamos em materiais para os feeds — que ainda são relevantes —, os vídeos devem estar no topo da sua lista de prioridade.

No Instagram, por exemplo, dados mostram que esta funcionalidade recebe 38% a mais de engajamento e duas vezes mais comentários do que uma foto.

Likes deixam de ter tanta relevância

Likes nas redes sociais
Likes nas redes sociais

No Instagram, o número de curtidas de uma foto ou vídeo foi “escondido”, com o objetivo de que os usuários possam focar mais no conteúdo em si do que nos números de likes recebidos.

Esta manobra não foi implementada pensando somente na experiência do usuário, mas também em prol de formas de anúncio.

Afinal, as curtidas são utilizadas por diversas marcas para mensurar o sucesso de um post de um influenciador digital, por exemplo. Assim, a mudança pode acarretar na alteração dessas parcerias por anúncios pagos dentro da plataforma.

Engajamento ganha espaço

Como consequência do ponto anterior, o engajamento passa a se tornar ainda mais indispensável para as marcas. Dessa forma, ter muitas curtidas não significa que as suas postagens estão gerando engajamento.

Além disso, os algoritmos das redes sociais vão, gradativamente, evoluindo e passando a identificar aquilo que é natural e o que não é.

Como resultado, é necessário focar na produção de conteúdos, de fato, relevantes para o seu público-alvo. Além disso, é preciso que eles resultem em uma interação mais natural e legítima com o usuário. Assim, comentários e compartilhamentos são dois exemplos de fatores que acabam influenciando mais no alcance do que o simples número de curtidas.

A criação de uma voz para a sua marca se torna um diferencial

Uma forma de promover o engajamento e alavancar os negócios da sua empresa é por meio da criação de uma Brand Voice. Afinal, não é tão simples se relacionar com os usuários e cada empresa tem um público diferente. Assim, a ideia deste conceito é se aproximar ainda mais de quem está no seu alcance, por exemplo, um cliente em potencial.

Com um modelo de abordagem e estrutura para se relacionar com os usuários nas redes sociais, a transmissão dos valores da sua marca e a criação de engajamento são muito mais naturais. Além disso, é uma forma de se destacar em relação aos concorrentes, produzir uma forma única de comunicação e otimizar a fidelização.


Através destas Tendências para Redes Sociais em 2020, a sua empresa alcançará resultados excepcionais em seus projetos! Além disso, será muito mais fácil iniciar novas estratégias para o sucesso de sua marca!


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