Conheça algumas informações muito importantes para a criação da estratégia de funil de vendas para a sua organização ou projeto.

Na área da comunicação digital, há um amplo portfólio de soluções estratégicas para que a sua marca implemente. Assim, desde a criação de um website institucional, até a gestão das mídias sociais, existem diferentes formas que podem atingir o público-alvo da maneira correta. Porém, nos últimos tempos, uma tática ganhou a confiança de muitos profissionais. Portanto, para o seu conhecimento, essa atividade é o funil de vendas.
O que é um Funil de Vendas?
Esta ação estratégica é um conceito simples, no qual há o foco na análise e operacionalização da jornada do cliente. Assim, a ideia é acompanhar os passos do futuro consumidor, desde o momento em que teve o primeiro interesse na adquisição de um produto ou serviço até a efetivação do consumo.
Em outras palavras, a partir da primeira divulgação da marca em uma rede social ou no Google (por exemplo), caso a mensagem faça sentido o cliente poderá se inclinar para comprar a sua solução!
Como resultado, sua equipe de especialistas terá a possibilidade de acompanhar cada etapa do indivíduo dentro de um funil. Portanto, este trabalho irá facilitar o entendimento do que ele necessita e deseja.
Por que este tipo de Marketing Digital é importante?
Assim como diversas outras táticas, presentes dentro de um Plano de Marketing na Web, há alguns benefícios que comprovam a importância da atividade. Como resultado, com a aplicação correta das etapas, será possível alcançar novos consumidores e melhorar a relação com os antigos.
Portanto, para que as vantagens estejam explícitas em sua mente, observe cada um dos exemplos:
1- Interação superior com o seu público-alvo
Em primeiro lugar, é necessário enfatizar que esta atividade de cunho estratégico é muito importante para melhorar o contato com os clientes. Isso acontece porque – em caso do uso de emails ou das mensagens em grupo no whatsapp – você poderá manter o seu consumidor informado das últimas novidades e promoções. Como resultado, aumentará a tendência de compra – por parte destes indivíduos – das soluções de sua empresa ou projeto.
2- Possibilidade de Educar a sua base de contatos
O funil de vendas divide-se em etapas distintas. Assim, cada uma trata do momento específico em que o cliente se encontra. Como resultado, nas primeiras etapas, a função desta estratégia será educar e fornecer as informações relevantes para que esse público identifique sua dor e reconheça a proposta de resolução.
Portanto, quando uma marca realiza um bom planejamento e procura desenvolver apenas conteúdos interessantes e explicativos, as chances de que esse indivíduo entenda o seu problema e deseje uma solução será muito maior!
3- Campanhas de Funis de Venda distintas
Esse benefício é algo muito interessante para qualquer empresa que precisa obter resultados contínuos em vendas. Assim, existe uma variedade muito boa de estratégias em funil de vendas para uma marca atingir o seu público.
Portanto, o ideal será (antes de qualquer coisa) analisar as possibilidades e identificar qual será a melhor delas para as suas metas. Como resultado, a partir de um ótimo estudo, o seu trabalho será otimizado e ficará muito fácil.
Um exemplo: para as empresas que não têm nenhum contato ou base de consumidores, uma dica é criar um Funil de Palestras Online. Assim, a partir do cadastro das pessoas na sua landing page, será possível construir uma listagem de possíveis consumidores.
Qual é a estrutura que formata um Funil de Vendas?

Nesse momento, onde você conheceu um pouco melhor sobre essa atividade, gostaríamos de lhe informar sobre outro ponto crucial para a formatação desta estratégia. Assim, trata-se do funcionamento de um funil.
Como resultado, a partir do entendimento do processo e do passo a passo inicial, as suas chances de acertar em todas as etapas será enorme. Portanto, isto é imprescindível para que o amadurecimento do consumidor em cada uma das etapas seja o ideal. Deste modo, confira cada período abaixo:
Etapa Inicial: Aprendizado e Descoberta
Em primeiro lugar, o consumidor precisa despertar a sua consciência para a dor que possui. Assim, uma pessoa terá seu primeiro contato com o problema. Posteriormente, iniciará a descoberta da solução e começará a ter o interesse em como implementar esse procedimento.
Importante: muitas vezes, o indivíduo nem desconfia que tem problemas e que precisa resolvê-los.
Como resultado, o modo de começar esse passo será através de materiais educativos. Assim, livros digitais, palestras online, eventos e mini-treinamentos são ótimas formas de propagar um conteúdo de grande valor. Como resultado, a finalidade será demonstrar que existe uma situação problemática que deve ser solucionada.
Sobre as recompensas digitais: cocê pode liberar o acesso a esses materiais de forma gratuita ou pode comercializá-los por um valor acessível (de acordo com a sua estratégia). Portanto, um exemplo seria a venda de uma palestra online por 47 (quarenta e sete) reais!
Etapa de Meio do Funil: Reconhecimento do Problema e Observação da Solução
Depois a etapa inicial, provavelmente a marca terá atingido o objetivo primário: assim, obteve os dados do usuário. Além disso, fez com que o seu possível cliente entendesse que tem um problema e precisa solucioná-lo.
Assim, neste meio da estratégia, a meta será oferecer dicas e informações relevantes, as quais proporcionem formas de começar a resolver alguns “pedaços dos problemas”.
– Portanto, duas boas atividades seriam:
- Criação de artigos no blog institucional da empresa, com a estrutura pronta para responder as principais dúvidas e questionamentos do seu publico-alvo;
- Desenvolvimento de uma sequência de video-aulas, que irão destacar uma pequena parte da solução.
Etapa Final: Decisão de Compra
Após o período de educação do consumidor e distribuição das pequenas atividades que irão ajudar na resolução de algumas partes do problema, a sua marca poderá realizar a venda do produto ou serviço.
Assim, através do envio de uma página de vendas ou do seu atendimento, você poderá entrar em contato a fim de formalizar a transação com as pessoas que ficaram até o final deste processo.
Mas, antes de executar as suas vendas, crie uma abordagem excepcional. Portanto, desenvolva um conteúdo final – onde será possível destacar a diferença da sua solução para aquela que sua concorrência vende.
Além disso, exalte o seu produto e entregue alguns bônus. Isso é muito importante, porque agrega valor ao composto de serviço e desperta muito mais interesse do cliente!
Portanto, comece agora a desenvolver o seu Funil de Venda e tenha excelentes resultados! Caso necessite de um apoio de especialistas no mercado de vendas online, conte com a equipe da SEO10 Projetos Digitais. Assim, fale com o nosso atendimento!
Obrigado pela sua atenção. Acompanhe os nossos posts! #seo10digital – SEO10 Projetos Digitais.
Acesse as nossas principais mídias sociais:
Observe outras matérias relevantes:
5 Dicas de Marketing Digital para Startups! Portanto, clique e tenha muito sucesso!