Participamos no ano de 2020 da campanha do então candidato Eduardo Paes para a Prefeitura da Cidade do Rio de janeiro.
Para nós da Agência SEO10 Projetos Digitais foi uma grata surpresa sermos convidados para participar da estratégia de SEO do site da campanha do Eduardo Paes (www.eduardopaes.com.br).
Foram dois meses e meio de um desafio gigante para posicionar de forma orgânica as matérias da campanha na SERP (busca orgânica) do Google em um tempo tão curto. O principal desafio era indexar o mais rápido possível as matérias e gerar uma relevãncia/engajamento orgânico.
Desenvolvemos desde o trabalho estrutural, denominado no mercado como Onpage, onde se faz toda a configuração nos servidores de hospedagem, no CMS (nesse caso utilizamos o WordPress), passando pelas estratégias de veiculação de matérias com análise de palavra chave relevante para a construção das pautas e finalizando com a análise dos relatórios de audiência do Google Analytics e o Semrush, ambos mostrando a audiência do site e insight do que deveríamos dar mais ênfase na estratégia de comunicação.
Análise OnPage do site e a sua estrutura
Quando iniciamos o projeto da campanha do Eduardo Paes, tivemos que iniciar a análise pela estrutura do site.
O que havia naquele momento, estimar a audiência e qual seria a melhor estrutura para entregar a melhor performance possível para que site fosse rápido e não houvesse nenhum tipo de penalidade por parte do Google.
Foi constatado que havia a necessidade de mudança: contratamos um novo servidor em nuvem com escalabilidade para aguentar a quantidade de acessos simultâneios evitando lentidão no site ou que ele caísse. O site teve uma quantidade enorme de acessos, principalmente nos momentos do debate. Pelas informações serem do cliente, não podemos disponibilizar os dados nessa matéria.
Após a contratação do novo servidor, tivemos todo o cuidado com a otimização das imagens, código fonte (Html, CSS, JQuery dentre outros) com a finalidade de otimizar da melhor forma possível o site e que o seu carregamento fosse o mais rápido possível e, consequentemente, melhorando a sua “pontuação” no algoritmo do Google.
Para que esse trabalho ficasse completo, tivemos que instalar alguns códigos no site para que pudesse nos auxiliar no trabalho de indexação das matérias e a sua mensuração. Geramos um código xml mais conhecido como sitemap. A sua função é controlar o que pode ou não ser indexado pelo Googlebot, o robô do Google. Esse gerenciamento é feito pelo Google Search Console. Falaremos dele no próximo parágrafo.
A importância do Google Search Console em um projeto de SEO
Muitos profissionais da área de conteúdo acham que um bom proejto de SEO precisa apenas de um bom texto mas vai muito além disso. Na verdade escrevemos em cima das regras determinadas pelo Google. Isso envolve uma série de diretrizes que vão desde a configuração do servidor, passando pela qualidade de um CMS, seus temas e plugins e passando pelo correto tagueamento do site para que ele possa ser indexado na busca do Google.
Os projetos de SEO abrangem também um correto tagueamento. Sem esses tagueamentos não é possível mensurar o sucesso do projeto. Importante ao gerar uma matéria, saber se ela está sendo desenvolvida dentro dos padrões que o Google exige. Para isso é utilizada a ferramenta YoastSEO. A sua finalidade é direcionar as regras onpage que o Google exige para uma melhor indexação.
A outra ferramenta é o Google Search Console. Essa ferramenta recebe o arquivo xml gerado pelo Yoast e faz a sua indexação. Essa ferramenta controla o que é e o que não é indexado na busca em cima de alguns parâmetros. É também através do Google Search Console que você pode ver se o seu conteúdo está apto para ser indexado e, incluise, solicitar a retirada de algum conteúdo do ar, seja ele por erro ou alguma ação judicial….estamos falando de deletar a matéria do servidor e solicitar ao Google a sua exclusão do cache da busca.
Google Analytics: obrigatório em projetos de SEO
Essa ferramenta foi primordial para medir as páginas mais acessadas e criar pautas mais relacionadas com a intenção do eleitor. É através dessa ferramenta que conseguimos medir os dias e horários mais acessados, as páginas mais acessadas e de mensurar, ao vivo, a audiência do site.
Consideramos que os relatórios do Google Analytics, como qualquer outro relatório, é importante para entender se a estratégia adotada está sendo a correta, onde podemos ajustar para melhorar a audiência e monitorar, de forma constante, o nosso projeto.
Ao final de um mês de trabalho, quase 50% de acesso ao site vinha da busca orgânica. O trabalho em equipe de todas as pessoas da campanha foi primordial para esse sucesso. Dos jornalistas que alimentavam o site, a equipe das redes sociais, pessoal da estratégia da campanha, pessoal que produzia os vídeos. O resultado final do trabalho foi eleger o Eduardo Paes como novo prefeito da Cidade do Rio de Janeiro.
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