O Geomarketing é um tipo de estratégia que se utiliza da localização para otimizar campanhas. Saiba mais e implemente em sua empresa!

Atualmente, as marcas se utilizam de uma informação muito preciosa a fim de segmentar seus públicos, entender o consumidor e otimizar suas campanhas de Marketing digital: a localização das pessoas.
Seja através do seu endereço IP ou do GPS ativado no celular, as pessoas oferecem dados valiosos para as empresas a respeito do seu perfil, os locais que frequenta e interesses a todo o momento. Por exemplo, se você foi almoçar em dois restaurantes em uma semana, entende-se que você costuma frequentar estes estabelecimentos.
Quer compreender melhor como esta estratégia funciona? Deseja implementá-la em sua organização? Então, acompanhe todo e texto e coloque todas as dicas em prática!
O que é Geomarketing?
Em primeiro lugar, o Geomarketing foi utilizado para descrever a estratégia das empresas de analisar as características do público de uma região. Entretanto, com o crescimento do Marketing Digital, o conceito se ampliou juntamente com o uso dos smartphones, que acompanham a mobilidade das pessoas.
Atualmente, o geomarketing é qualquer estratégia de marketing que utilize inteligência sobre localização para otimizar campanhas e alcançar o consumidor no local certo e na hora certa.
Portanto, para que estratégias de geomarketing sejam bem-sucedidas, elas necessitam do auxílio do big data. Afinal, dados sobre localização dos usuários é a sua fonte.
Por que é importante investir nesta estratégia?
Hoje em dia, as pessoas não conseguem viver distantes dos smartphones. Logo, esta é uma ótima oportunidade para as marcas de conquistarem novos clientes. Assim, com um celular por perto e o GPS ativado, as empresas têm uma informação valiosa sobre a sua vida: a sua localização atual ou os lugares visitados recentemente.
Além disso, você pode não perceber, mas informa a todo o momento onde está. Por exemplo, quando você faz check-in por uma rede social em um restaurante, ou quando publica uma foto no Instagram e marca que estava em um shopping.
Assim, todas estas informações podem ser utilizadas pelas marcas em suas estratégias de marketing digital. Afinal, você fornece dados valiosos sobre o seu perfil e seus interesses.
Como resultado, o geomarketing é uma técnica para otimizar suas campanhas, para que o conteúdo entregue em anúncios, mensagens, notificações, e-mails ou posts se torne mais relevante e direcionado para o público.
Como usar o Geomarketing?

Com a expansão da internet, as possibilidades do geomarketing estão cada vez maiores – assim como a sua usabilidade – que estão se tornando cada vez mais úteis e eficazes para as empresas.
Agora, conheça algumas estratégias que podem ser utilizadas a fim de alcançar resultados mais satisfatórios.
Geotargeting
Atualmente, a maneira mais conhecida de utilizar esta estratégia é através do geotargeting, que é responsável por segmentar públicos segundo sua localização.
Assim, uma campanha pode ser segmentada de acordo com o país onde as pessoas moram, a cidade onde nasceram ou o bairro onde trabalham – desde que estes dados atendam aos objetivos da estratégia.
Por exemplo, se você tem uma clínica na cidade de São Paulo, por que anunciaria para os moradores de Recife? O geomarketing permite filtrar apenas o público que interessa, oferecer conteúdos adequados a ele e trazer melhores resultados para suas campanhas.
Site personalizado
Provavelmente, você já tenha acessado uma página e recebido um alerta como este: “este site deseja saber a sua localização”. Mas por que ele quer saber isso?
Simples: para oferecer conteúdos personalizados a você, de acordo com a sua localização no momento. Portanto, este também é um exemplo bastante eficaz de geotargeting.
Check-ins
Nas redes sociais, existem inúmeros recursos para usar o geomarketing, visando engajar os clientes, principalmente, em negócios locais.
O recurso de check-in é um dos mais indicados. Dessa forma, uma vez que determinado usuário realiza check-in dentro do seu estabelecimento, você pode oferecer uma oferta, um desconto, entre outros.
Geofencing
Esta estratégia consiste em oferecer conteúdo em tempo real de acordo com a movimentação do usuário, captada pelo GPS. Assim, quando o dispositivo entra em uma área delimitada pela empresa, a pessoa recebe um conteúdo por meio de uma notificação no celular, um SMS ou e-mail.
Quem sempre utiliza esta estratégia é o Google. Assim, os usuários recebem informações sobre o trânsito em suas proximidades ou sobre o restaurante que estão visitando naquele exato momento.
Para negócios locais, essa é uma maneira eficiente de atrair novos clientes. Por exemplo, ao identificar que um consumidor está passando perto da sua loja, o responsável pode disparar uma notificação com um cupom de desconto e incentivar que ele entre no estabelecimento.
Geotagging
Geotagging é a marcação da localização do usuário em uma publicação. Assim, é muito frequente que as pessoas utilizem este recurso no Facebook e no Instagram – quando estão em um evento, conhecendo pontos turísticos de uma cidade, entre outros casos.
Como resultado, as publicações agregam mais detalhes sobre o local do usuário, e permitem que as pessoas conheçam novos negócios através da experiência da sua rede de contatos.
Já para os negócios, a principal vantagem é a divulgação espontânea de sua marca. Além disso, as publicações servem também como um feedback para o negócio, – já que as pessoas relatam suas percepções sobre o estabelecimento.
Filtros
Outro exemplo de geomarketing nas redes sociais são os geofiltros, introduzidos pelo Snapchat. Assim, a possibilidade de inserir filtros em fotos e vídeos é uma das marcas desta rede social.
No caso dos geofiltros, eles são disponibilizados ao identificar a localização do usuário pelo GPS. O nome da cidade e, algumas vezes, do bairro em que a pessoa está aparecem automaticamente.
Através desta Estratégia de Geomarketing, a sua empresa alcançará resultados extraordinários em seus projetos! Além disso, será muito mais fácil iniciar novas estratégias em qualquer etapa!
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