O Marketing de Influência utiliza pessoas com alto poder de engajamento a fim de influenciar os seguidores a adquirir um produto ou serviço!

Em um período onde o Marketing Digital se tornou a salvação de muitas empresas através de suas redes sociais, blogs e diversos outros meios de produzir conteúdo, as pessoas que possuem bastante seguidores desempenham um papel fundamental na tomada de decisões de compra daqueles que as seguem. Por isso, profissionais de marketing começaram a apostar no trabalho integrado com estas “celebridades”, a fim de veicular informações a favor de suas marcas utilizando o Marketing de Influência.
Assim, neste post você irá entender mais a fundo o que é e como funciona o Marketing de Influência. Dessa forma, acompanhe todos os tópicos e fique inteirado em mais esta tendência do marketing digital!
O que é Marketing de Influência?
Marketing de Influência é uma estratégia de marketing digital envolvendo pessoas que produzem conteúdo independentes com influência sobre o público.
Assim, o objetivo de trabalhar com estes produtores de conteúdo – conhecidos como influenciadores digitais – é criar um elo entre sua marca e o público influenciado por eles, impactando positivamente em sua estratégia de marketing digital.
Dessa forma, conquistar novos clientes, gerar valor e confiança para sua marca, fidelizar clientes e influenciar na decisão de compra de um nicho específico, se torna mais simples quando estas pessoas já confiam e se identificam com determinado influenciador e acreditam no que ele diz.
Através desta identificação do público, as marcas encontram uma oportunidade de formalizar parcerias com eles para que usem, apresentem e divulguem seus produtos e serviços.
Quem são estes Influenciadores?
Influencers – ou influenciadores digitais – são pessoas presentes em redes sociais e outras mídias que possuem um grande volume de pessoas engajadas com seu conteúdo (números que chegam a milhões de seguidores) e alto poder de influência sobre elas.
Assim, existem influenciadores dos mais diversos segmentos, como: moda, empreendedorismo, esporte, humor, educação, entre outros.
No Brasil, temos inúmeros exemplos de influenciadores digitais. Assim, marcas que buscam maximizar seu número de clientes e consolidar seu próprio público oferecem permutas, pagamentos por divulgação e outros tipos de parcerias com influenciadores.
Mas, para isto, é necessário que estes se relacionem bem com o seu segmento de mercado e com o tipo de conteúdo produzido por eles.
Por que investir nesta Estratégia?
Utilizar o Marketing de Influência na sua estratégia de marketing digital é veicular – através de uma personalidade que transmite confiança – informações que influenciam na jornada de compra de um grande número de pessoas de forma a favorecer sua marca.
Dessa maneira, investir neste tipo de estratégia tem gerado resultados bastante positivos para as empresas, especialmente pelo fato de poderem segmentar suas ações, escolhendo que tipo de público atingir e influenciadores com o perfil próximo ao da empresa.
Como resultado, confira nos tópicos a seguir outros motivos para sua empresa investir nesta estratégia.
Resultados reais
Segundo uma pesquisa divulgada pela Tomoson, 51% dos profissionais de marketing que utilizam o Marketing de Influência afirmam que esta técnica pode trazer clientes mais propícios a se tornarem consumidores da sua marca.
Devido aos bons resultados da estratégia, 59% dos participantes da pesquisa planejam aumentar seus orçamentos destinados a Marketing de Influência, nos próximos 12 meses.
Estratégia acessível
Não é preciso ter um orçamento enorme para trabalhar com Marketing de Influência. Além disso, existem influenciadores de diferentes nichos, quantidade de seguidores e que trabalham com formas de negociação também distintas. Dessa forma, basta procurar aquele que melhor se adequa ao seu público e orçamento.
Para encontrar influenciadores no segmento de sua marca, basta estar presente nos canais digitais e entender onde seus clientes estão, qual tipo de conteúdo eles se interessam e quem são os influenciadores acompanhados por eles.
Busca Orgânica x Marketing de Influência
Como método de aquisição de clientes, o Marketing de Influência é visto – por profissionais que já o utilizam – como um canal de mais rápido crescimento e maior rentabilidade que, por exemplo, busca orgânica e email.
Assim, ainda em relação a pesquisa da Tomoson, 22% dos participantes apontaram o Marketing de Influência como o método mais rápido para conquistar clientes, contra 17% que citaram a busca orgânica.
Confiança
Quando você precisa comprar um produto e decidir por uma marca, é natural a busca por informações sobre a eficácia daquele produto e opiniões de pessoas que já tiveram experiências com ele.
Afinal, é muito mais provável que você acredite na opinião de uma pessoa que comprou, do que na empresa que anuncia o produto.
Como iniciar o Marketing de Influência em sua Empresa!

1. Tenha objetivos claros
Em primeiro lugar, defina qual o principal objetivo que seu time de marketing está tentando alcançar.
Após demarcar a meta a ser alcançada, pense:
- Como uma campanha junto de um influenciador te deixaria mais próximo de alcançar esse objetivo?
- Qual o orçamento disponível?
- Como sua empresa pensa em trabalhar essa parceria?
- Qual nicho de mercado você deseja atingir?
2. Conheça seu Público
Tenha bem destrinchado quem é a sua persona. Além disso, é relevante conhecer com propriedade quais são os hábitos dela e o tipo de conteúdo digital que ela consome.
Assim, tendo sua persona bem definida, basta se aprofundar no conhecimento sobre o comportamento dela. Desse modo, converse com clientes para entender melhor quais os canais digitais que eles mais utilizam, quem são os influenciadores que eles acompanham, o que influencia na tomada de decisão de compra por parte deles.
3. Faça parceria com os Influenciadores certos
Formalizar uma parceria com um influenciador baseando-se somente no número de seguidores que ele possui pode ser pouco efetivo para sua estratégia. Tendo em mente quem sua marca deseja atingir, o próximo passo é buscar por influenciadores que tenham um público próximo ou igual ao seu.
Além disso, é importante se atentar a detalhes como a linguagem que ele se comunica, a impressão que ele passa e se contratá-lo está dentro do seu orçamento.
Como resultado, é importante, também, atentar-se aos veículos utilizados pelo influenciador e se coincidem com os que seu público está presente.
4. Planeje suas ações em conjunto com os influenciadores
Após encontrar o influenciador ideal para sua estratégia, basta entrar em contato com ele para conversar sobre a contratação e como a ação será realizada.
Dessa forma, caso o influenciador concorde em trabalhar com a sua marca, estruture a ação em conjunto com ele, alinhando expectativas e detalhes relevantes como o tempo de veiculação e exigências de exclusividade.
Através desta Estratégia de Marketing de Influência, a sua empresa alcançará resultados excepcionais em seus projetos! Além disso, será muito mais fácil iniciar novas estratégias em qualquer etapa!
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