Os vídeos interativos permitem total interação com o usuário. Assim, este tipo de conteúdo eleva e muito o engajamento do público com sua empresa!

Quando falamos em vídeos interativos, talvez a primeira coisa que venha em sua mente seja o episódio “Bandersnatch”, da série Black Mirror – até mesmo pelo sucesso que a série alcançou – tornando-se referência de inovação neste segmento. Assim, o episódio traz diversos momentos de interação do espectador, que pode levar até cinco finais diferentes.
Apesar de ser considerada uma tecnologia recente, o conteúdo interativo não é novidade e sempre houve o desejo de otimizar esta interação nos mais diversos canais.
Dessa maneira, o recurso também foi muito utilizado na TV em game shows e reality shows. Mas, como já era de se esperar, a internet maximizou o nível de interação. Desde as redes sociais e a possibilidade de reagir e comentar publicações, participar de enquetes online, conversar via chat até chegar aos vídeos interativos.
Para as empresas que buscam manter-se sempre atualizada e visa inovar constantemente a estratégia de marketing, é altamente relevante ficar bastante atento a estas novas possibilidades de vídeo marketing.
Como resultado, para te ajudar a ficar por dentro desta grande estratégia de marketing digital, acompanhe todos os tópicos a seguir e implemente os vídeos interativos em sua empresa.
O que são vídeos interativos?
De forma bem resumida, podemos definir os vídeos interativos como vídeos digitais que utilizam a tecnologia para obter a interação do público. Assim, este tipo de conteúdo aumenta o engajamento do público e traz inúmeros benefícios para a empresa, entre eles, mais dados para os times de vendas e marketing trabalharem.
Se pensarmos em uma comparação com o seu antecessor, o vídeo linear, conseguimos visualizar melhor esta evolução. Assim, vamos analisar às diferenças em relação aos vídeos lineares de forma prática: até então, o espectador podia pausar, reproduzir, acelerar e pular para algum outro ponto do vídeo.
Esse era o máximo de influência que se podia ter sobre estes conteúdos. Já com os vídeos interativos, o usuário passa a decidir os rumos, as próximas cenas, a continuidade e desfecho do conteúdo. Ou seja, ele deixa de ser um mero espectador para se tornar, de certa forma, um co-produtor do material com o qual está interagindo.
Benefícios de utilizar estes Vídeos

Que os vídeos interativos estão em alta, está cada vez mais nítido. Além disse, existe um consenso de que são peças indispensáveis em qualquer estratégia de marketing comprometida com inovação.
O que nem todos têm ciência são dos reais benefícios que este tipo de conteúdo pode oferecer. Como resultado, vamos listar abaixo as principais. Confira!
Mensagem mais clara
Levar sua mensagem de forma mais compreensível é muito importante, correto? Assim, os vídeos, já há algum tempo, se destaca com a forma mais abrangente de apresentar conceitos, possibilitando ao interlocutor o uso dos mais diversos recursos de som e imagem que possam auxiliar no entendimento do receptor.
Assim, os vídeos interativos adicionam a esta ferramenta um diferencial ainda mais poderoso: interagir com o conteúdo.
Aumentar o engajamento
Falando em prender a atenção, segundo o relatório Digital Video and The Connected Consumer, realizado pela Accenture, foi revelado que 87% dos consumidores utilizam mais de um aparelho eletrônico simultaneamente, o que deixa a disputa pela audiência ainda mais acirrada. E isso fica ainda mais profundo quando se fala em engajamento.
A palavra interação, por si só, já resume bem o diferencial que os vídeos interativos podem trazer no engajamento com o público.
Melhorar as experiências
Muito tem se debatido a respeito do customer experience dentro dos processos das empresas. Com o passar do tempo, mais pessoas entendem o valor de entregar uma experiência realmente agradável, do início ao fim, para seu público-alvo.
Também nesse sentido, as pesquisas – visando compreender melhor o público e suas necessidades – estão cada vez mais recorrentes.
Os vídeos interativos também auxiliam nessa missão, tendo em vista que dão ao consumidor uma oportunidade mais natural e direta de personalizar o conteúdo de acordo com suas preferências.
Os resultados desta interação podem, ainda, ajudar nas propostas para melhorias na experiência como um todo.
Otimizar dados e métricas
Uma vez que a interação do usuário é uma demonstração das preferências dele, a compilação destes dados pode se tornar uma boa métrica de entendimento do seu público, além de ajudar a oferecer a ele um conteúdo cada vez mais alinhado com suas necessidades e desejos.
Assim, este tipo de informação não se aplica apenas a produção de novos vídeos interativos, mas também à elaboração de conteúdo como um todo e, também, na forma de se comunicar com o consumidor por outros meios.
Elevar a popularidade da marca
Não basta apenas estar atento às inovações, é necessário participar delas. Dessa forma, o público, no modo geral, enxerga valor quando uma empresa se envolve em atividades diferenciadas e modernas. E tende a prestar mais atenção a ela, em alguns casos, até mesmo “ver com outros olhos”.
Assim, passa-se a esperar sempre algo novo vindo daquela marca, o que mantém o consumidor, de fato, atento às suas publicações e pronunciamentos. Como resultado, este anseio, de certa forma, também impulsa o engajamento quando saciada.
Através destas Dicas sobre Vídeos Interativos, a sua empresa alcançará resultados excepcionais em seus projetos! Além disso, será muito mais fácil iniciar novas estratégias para o sucesso de sua marca!
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