Link Building: Entenda mais sobre esta Estratégia!

Com estas Dicas de Link Building, você eleva a autoridade da sua Marca frente ao público!

Link Building
Link Building

Link building é uma das principais estratégias de SEO na atualidade. Assim, é necessário construir uma rede de links em torno das suas páginas para mostrar ao Google que é uma autoridade em determinado nicho do mercado.

O buscador acredita muito no que os links têm a dizer. Dessa forma, é através deles que o robô rastreia novos conteúdos para indexar e percebe como as páginas se relacionam.

E são essas relações que mostram para ele a relevância de uma página na web — o que é fundamental para ter um bom posicionamento nos resultados da busca.

É por isso que não basta criar um site com design atrativo, melhorar a velocidade das páginas e criar conteúdos relevantes. Desse modo, é hora de investir em link building e construir uma potente rede de links para o seu site!

Quer entender como fazer isso e ter os melhores resultados com o link building no seu Marketing Digital? Então, acompanhe os tópicos abaixo.

O que é link building?

Links
Links

Link building é o grupo de estratégias de SEO que busca formar uma rede de links para uma página que direcionem tráfego e fortaleçam a sua autoridade diante dos mecanismos de busca.

Dessa forma, estes links podem ser internos ou externos. Entretanto, quando se fala em link building, geralmente se pensa nos links externos, ou seja, aqueles links que são conquistados de outros sites, também chamados de backlinks ou inbound links.

Estes links têm a função de apresentar ao Google a popularidade e a autoridade do site diante do mercado. Como resultado, o buscador investiga os links que direcionam para o site para saber se ele é bastante citado e se tem boas referências.

Quanto mais links ele receber de sites confiáveis, populares e referenciais, mais relevante ele se torna em sua área de atuação.

Mas o link building engloba também os links internos, ou seja, aqueles links que são incluídos nas suas próprias páginas. Dessa forma, eles podem direcionar tanto para dentro quanto para fora do site.

O Google também avalia esses links para entender a qualidade e a relevância de uma página e, portanto, se ela merece um melhor posicionamento nos resultados da busca.

Mas, como tudo em SEO, é preciso pensar no usuário antes de pensar no robô. Por isso, os links são primeiramente uma forma de melhorar a experiência do usuário ao fazê-lo navegar por outras páginas e conhecer outros conteúdos.

Como resultado, em vez de forçar a barra para fazer link building, insira links apenas quando eles fazem sentido para o usuário. É assim que você vai ganhar tráfego e autoridade com esta estratégia.

Por que links são importantes?

Links são importantes desde que a internet existe. Assim, a World Wide Web pode ser definida como um conjunto de documentos interligados que formam uma rede.

Os links, então, são responsáveis por esta ligação, que faz os usuários navegarem entre páginas, sites, imagens, vídeos e arquivos. Dessa forma, os mecanismos de busca se baseiam nessa estrutura de links para rastrear e classificar os sites da web.

Inicialmente, os buscadores se limitavam a indexar e organizar os sites em ordem alfabética ou em diretórios (cultura, esportes, notícias etc.). Sendo assim, os sites precisavam se cadastrar para aparecer nos índices.

Enquanto havia poucos sites, estava tudo tranquilo. Porém, o volume de usuários, de sites, de conteúdos e de buscas aumentou consideravelmente. Por isso, os buscadores precisaram melhorar seus algoritmos para entregar melhores resultados para as buscas.

Em primeiro lugar, os buscadores deixaram para trás a necessidade de os sites se cadastrarem. Assim, eles é que passaram a ir atrás deles para indexá-los nos seus índices, na missão de catalogar todas as páginas de web e colocar os conteúdos à disposição dos usuários de maneira ordenada.

Para cumprir esta missão, os mecanismos de busca usaram a estrutura de interligação da web. E funciona assim até hoje: os links mostram os caminhos da web para os robôs dos buscadores, que rastreiam os sites em busca de novos conteúdos ou atualizações para indexá-los.

Quais são as principais técnicas de link building?

Técnicas de Link Building
Técnicas de Link Building

Para colocar em prática as técnicas de link building, tenha em mente todos esses fatores de avaliação de links do Google. A partir deles, você vai conseguir construir uma rede de links forte para as suas páginas, tanto em quantidade quanto em qualidade. Assim, confira agora quais são as principais práticas que recomendamos!

Criar ativos de marketing digital

Marketing de Conteúdo é um dos pilares do link building. Antes de pensar em correr atrás de links, é preciso garantir que os usuários vão gostar daquilo que encontrarem no seu site.

Dessa maneira, você vai ter resultados com os visitantes que receber, além de fazer com que eles compartilhem os conteúdos — e, assim, gerem mais links para o seu site.

Para elevar as chances de compartilhamento, invista na criação de ativos de Marketing Digital, ou seja, de ativos linkáveis. Estamos falando de criar peças de conteúdo que tenham alto potencial de compartilhamento.

Eles são tão relevantes para o público que se divulgam “sozinhos”, sem que você tenha que se esforçar para gerar links.

Confira alguns exemplos aqui:

  • infográficos;
  • conteúdos interativos;
  • posts com listas;
  • guias completos;
  • resultados de pesquisas realizadas.

Buscar parceiros para backlinks

Conquistar backlinks faz parte do SEO off page e não depende apenas de você: quem decide se cria um link para a sua página são terceiros.

Mas esta decisão fica mais fácil quando você tem um bom relacionamento com outros sites, que se tornam mais dispostos a criar esses links.

Uma das principais dúvidas de quem começa uma estratégia de link building é esta: como encontrar os melhores parceiros para gerar backlinks?

Os melhores parceiros são aqueles sites que têm a confiança do Google, que são autoridades no mercado, que produzem bons conteúdos e estão relacionados à sua área de atuação. Geralmente estes sites já estão bem posicionados para as suas principais palavras-chave — e você pode usar as ferramentas que indicamos mais adiante para verificar quais são eles.

Encontrar menções sem link

Menções sem link também têm valor para o rankeamento. O Google percebe quando marcas estão sendo bastante citadas na web e ganhando popularidade. Então, ele associa a menção ao site da marca e utiliza este fator na classificação do ranking.

Entretanto, menções não transmitem a autoridade de um site para outro. Somente os links fazem isso. Melhor que apenas uma menção é uma menção com link!

O que você pode fazer, portanto, é ir atrás dessas menções que a sua marca já recebeu e entrar em contato com o administrador do site para incluir um link. Com uma aproximação ideal, você tem grandes chances de conquistar esse link.


Através destas Dicas de Link Building, a sua empresa alcançará resultados excepcionais em seus projetos! Além disso, será muito mais fácil iniciar novas estratégias para o sucesso de sua marca!


Possui uma Empresa e quer Implementar estas estratégias de Marketing Digital? A SEO10 Projetos Digitais tem o que você está buscando!

Agência de Marketing RJ
Agência de Marketing

Nossa equipe de profissionais é altamente capacitada para realizar a criação de um excelente projeto para a sua marca! Além disso, também contamos uma experiência única em diversos nichos de mercado, além de:

  1. Excelentes Cases de Sucesso.
  2. Equipe Multidisciplinar e com Foco em Resultados.
  3. Metodologia Comprovada.
  4. Ótimo Custo / Benefício frente aos concorrentes de mesmo segmento!

Portanto, não perca mais tempo! Entre em contato com o nosso atendimento e descubra outras informações!


Fale conosco e conheça os nossos serviços de marketing digital

Obrigado pela sua atenção e continue acompanhando os nossos posts! #seo10digital – SEO10 Projetos Digitais.

Dessa forma, acesse agora, também, as nossas principais mídias sociais:

Facebook

Instagram


Observe outras matérias relevantes:

Marketing de Busca: Conheça este Novo Conceito! Assim, acesse aqui e descubra como aplicar em seu negócio!

5 Dicas de Marketing Digital para Startups! Clique aqui e tenha sucesso em sua organização!

Marketing Digital para Empresas de Turismo! Dessa forma, acesse a matéria agora e saiba como alavancar sua marca!