Confira as Principais Tendências do SEO para Implementar em Sua Empresa neste ano!

A internet tornou-se o principal local onde as pessoas buscam por produtos, serviços e informações a todo instante e de qualquer lugar. Com tantas pessoas on-line, hoje, as empresas estão descobrindo que para sobreviver elas precisam ter uma presença digital sólida. No entanto, para manter a relevância nas pesquisas, você precisa estar antenado às constantes mudanças que acontecem no mundo do SEO. Sendo assim, confira as maiores tendências do SEO para 2020!
1. Pesquisa voltada para a intenção
Cada dia menos os geradores de conteúdos devem se dedicar a escrever para alguma palavra-chave, mas sim, para responder dúvidas reais dos leitores. Dessa forma, há três mecanismos famosos utilizados pelo Google para evitar o ranqueamento de artigos que apostam na alta concentração de palavras-chave como estratégia.
O Neural Matching, que é utilizado para descobrir o significado da consulta, o RankBrain que, configura a SERP de acordo com os dados coletados sobre o comportamento do usuário, e mais recentemente, a atualização BERT.
Assim, esta atualização parte do princípio que o modo com que as pessoas tiram dúvidas entre si – através de conversas – é diferente da forma como elas são tiradas na internet. No primeiro caso, normalmente, a pergunta é melhor contextualizada e mais explicativa, no segundo é muito mais comum o uso de palavras-chave apenas.
Portanto, pela falta de contexto das perguntas nos buscadores, oferecer apenas repostas para a palavras-chave pode ser um erro. Desse modo, o que se buscou com esta otimização foi contextualizar termos de busca. A tendência, com isso, é que possivelmente focar unicamente em palavras-chave possa não ser uma estratégia tão interessante para o SEO.
Novamente precisamos recorrer e investir em conteúdo de qualidade e relevância, dando um pouco menos importância para a palavra-chave (em si mesma), e se interessar, verdadeiramente, por o que seu potencial cliente está buscando e suas necessidades.
Outra dica é definir junto aos conteúdos a meta title e meta description, sempre se atentando aos termos semânticos ligados ao seu conteúdo.
2. Pesquisa por voz

Ainda de acordo com a primeira tendência, pesquisas com ferramentas de voz são cada vez mais utilizadas para realizar buscas. Segundo um levantamento divulgado pela Forbes, 27% da população global online faz pesquisas online utilizando recursos de voz, e conforme previsto pela ComScore, em 2020 essas buscas devem passar dos 50%.
Isso reafirma a pesquisa da Forbes que revela que 34% dos usuários de internet se dizem interessados em adquirir um assistente inteligente controlado por voz.
Este dado reforça a necessidade de construir conteúdo não levando em conta apenas a palavra-chave para a qual quer se ranquear, uma vez que os termos de busca por voz normalmente são mais contextuais do que palavras-chaves simples.
3. Consultas sem cliques
De acordo com levantamento feito pela Jumpshot, em 2019, no mês de Junho de 2019 mais da metade das pesquisas do Google não obtiveram clique algum. Ou seja, a tendência é que – cada vez mais – as perguntas sejam respondidas na própria SERP.
Por um lado isto é ruim, pois a diminuição de acessos a partir da SERP pode reduzir a quantidade de visitantes em seu site. Por outro lado, o tipo de visitante que consegue ter sua dúvida sanada só em pesquisar no Google (uma resposta curta ou algum endereço, por exemplo), possivelmente, não seria uma conversão qualificada em seu site.
Mesmo com a diminuição no número de visitantes, é indispensável que o seu site ou blog esteja pronta para sanar àquela dúvida. Assim, você está apresentando seu nome para o mercado e criando uma familiaridade. Dessa forma, pode ser interpretada como uma nova forma de se gerar autoridade e relevância.
4. Rich snippets & featured snippets
Em um contexto onde as informações estão cada vez mais expostas na SERP, oferecê-las em seu site da forma completa e relevante é fundamental. Assim, existem duas formas interessantes de ter sucesso nesta tarefa: as Rich Snippets e as Featured Snippets.
As Rich Snippets são “fragmentos ricos” que o site oferece na SERP com informações relevantes, sendo assim, não há necessidade do usuário entrar no site para ter acesso a elas.
Alguns exemplos deste tipo de informação são: avaliação da sua empresa, caixa de procura dentro do site, produtos, data de eventos, receita melhor votada, categorias de seu site, entre outros. Dessa forma, o Google implementou este recurso a fim de deixar a navegação cada vez melhor no buscador.
Cabe a você saber se o seu site ou conteúdo estão dentro dessa realidade e se utilizando de Rich Snippets. Caso não estejam, vale avaliar quais Rich Snippets são interessantes para você e aplicá-las no código HTML de seu site por meio de dados estruturados. Assim, seu foco é dar uma forcinha para o Google encontrar as informações necessárias.
No caso do Rich Snippets das categorias no site (do print acima) não é necessário esse código, apenas uma boa organização de suas sessões já basta para o Google apresentar as categorias mais acessadas e relevantes de seu site.
5. Diversificação de conteúdo

Não é de hoje que a SERP apresenta formas distintas de conteúdo para pesquisas simples. Dessa forma, se você pesquisar por “marketing digital” no Google, você – certamente – irá se deparar com uma variedade de conteúdos apresentados de formas diferentes.
A SERP cada vez mais diversificada em ofertas de conteúdos nos ensinam que devemos não focar em apenas uma estratégia de conteúdo, mas diversificá-las o quanto for possível e de forma estratégica. Isso inclui também a otimização de buscas para elementos como imagens e vídeos.
6. E.A.T
Essa sigla significa: Especialização, Autoridade e Confiabilidade. Assim, no ano de 2019, o Google revelou que esta é uma tríade indispensável para o seu algoritmo.
Desde 2018, tem se observado que conteúdos de pouca qualidade tem sofrido penalizações em ranqueamento. Assim, ser especialista, ter autoridade e ser confiável para falar sobre um determinado tema é cada vez mais relevante para SEO.
Em 2018 a YMYL, uma atualização do algoritmo do Google, passou a punir, por exemplo, sites e autores que não sejam confiáveis, especialmente, em assuntos delicados como saúde e jurisdição.
Através destas Dicas de SEO para 2020, a sua empresa alcançará resultados excepcionais em seus projetos! Além disso, será muito mais fácil iniciar novas estratégias para o sucesso de sua marca!
Possui uma Empresa e quer Implementar estas estratégias de Marketing Digital? A SEO10 Projetos Digitais tem o que você está buscando!

Nossa equipe de profissionais é altamente capacitada para realizar a criação de um excelente projeto para a sua marca! Além disso, também contamos uma experiência única em diversos nichos de mercado, além de:
- Excelentes Cases de Sucesso.
- Equipe Multidisciplinar e com Foco em Resultados.
- Metodologia Comprovada.
- Ótimo Custo / Benefício frente aos concorrentes de mesmo segmento!
Portanto, não perca mais tempo! Entre em contato com o nosso atendimento e descubra outras informações!
Fale conosco e conheça os nossos serviços de marketing digital
Obrigado pela sua atenção e continue acompanhando os nossos posts! #seo10digital – SEO10 Projetos Digitais.
Dessa forma, acesse agora, também, as nossas principais mídias sociais:
Observe outras matérias relevantes:
5 Dicas de Marketing Digital para Startups! Clique aqui e tenha sucesso em sua organização!