Entre as Principais Tendências de Marketing de Conteúdo para este ano estão as Estratégias de Áudio, Vídeo e Live Streaming!

É inegável que o Marketing de Conteúdo já faz parte da realidade das estratégias de grandes empresas que querem atrair público interessado e gerar conversões. Assim, recentemente, novos métodos para esta prática foram aplicadas, fazendo surgir diferentes maneiras de criar conteúdo.
O frequente estudo sobre as tendências de Marketing de Conteúdo, mais uma vez, abre possibilidades inovadoras, desta vez para o ano de 2020. Dessa forma, as novidades já podem ser percebidas e, sem dúvidas, muitas delas marcarão a forma de fazer conteúdo e implementar estratégias daqui para frente.
Sendo assim, preparamos uma lista com as principais tendências que prometem neste ano. Assim, acompanhe o texto e entenda por que vale a pena ficar de olho nessas tendências!
Conteúdo gerado pelo usuário
O consumidor do mercado atual são pessoas exigentes e querem muito mais do que um bom produto ou preços competitivos. Assim, eles desejam serviços de ponta, atendimento de destaque e buscam também ser parte da marca, ou seja, ter uma relação com mais proximidade.
Este tem sido o principal ponto de partida para a prática de empresas que aproveitam conteúdos gerados pelo próprio usuário para utilizar em sua estratégia. Esta técnica funciona de forma simples: por meio de campanhas, marcas estimulam o público a gerar esses conteúdos, que podem ser texto ou vídeo, para após usá-los dentro de uma estratégia de Marketing de Conteúdo.
Há diversos benefícios de gerar este tipo de conteúdo, alguns um deles é o aumento do engajamento, que vem por meio da mobilização para criar e também por quem consome estes materiais. Assim, o público gosta de participar e interagir com estes conteúdos.
Conteúdo em vídeos em Crescimento

Falar de Marketing de Conteúdo é, automaticamente, pensar em blog posts, ou seja, textos. Por mais que este formato seja mais convencional, o vídeo vem crescendo de forma expressiva e chama bastante atenção do público, até mesmo atrelados às estratégias de blog.
Ao longo do último ano, cresceu bastante o uso desse formato em estratégias de conteúdo e, diante disso, a tendência é que siga a crescente.
Levantamentos recentes mostraram que 80% dos consumidores alternam suas pesquisas básicas de texto com vídeos antes de tomar uma decisão de compra. Por isso, se complementares ou não aos blog posts, é inegável que não se pode deixar este tipo de mídia de fora das suas estratégias. Além do mais, o apelo visual que os vídeos têm são fortes e justificam o motivo deste aumento de consumo.
Em 2020, as marcas devem seguir apostando firme nesta funcionalidade. Dessa forma, se tratando de produtos, vídeos que mostram o uso e as funcionalidades são uma ótima ideia para os conteúdos de decisão.
Estratégias de voz e áudio
Voz e áudio se destacaram entre as estratégias em 2019. Mesmo que o uso tenha sido amplo, foi ainda um ano de afirmação e testes para estratégias de diferentes nichos. Assim, a aceitação foi boa, as pessoas têm os recursos para pesquisar e receber conteúdo de áudio, então é bastante provável que a exploração deste tipo de conteúdo permaneça forte para 2020.
Pensando em SEO, se torna fundamental adaptar conteúdos escritos para que eles estejam mais facilmente detectáveis por algoritmos do Google.
Agora, pensando em conteúdo por áudio, a realidade atual também indica grande crescimento para 2020, especialmente quando pensamos no formato para podcasts. Só no Brasil, o aumento de consumo desse tipo de mídia foi de 67%.
O aumento da receptividade é importante para que haja essa exploração da plataforma como base para conteúdos de empresas que interessem ao público. O importante é criar conteúdo relevante e que entregue valor a quem ouve.
Assim, também confira nossa matéria sobre o Audio Marketing: uma tendência do marketing digital que tem se expandido entre as principais empresas do mundo!
Maior investimento em Marketing de Conteúdo
Pode parecer uma tarefa simples, mas que aponta como será cada vez mais difícil ter uma boa estratégia em 2020: os investimentos em Marketing de Conteúdo vão aumentar e isto pode ser considerada uma das principais tendências para o próximo ano. Uma vez que existem diversas maneiras de gerar conteúdo, em diferentes plataformas, dão ainda mais visibilidade a este caminho.
Com mais empresas investindo, o natural é que haja mais competitividade e concorrência para liderar rankings e ter conteúdos melhor posicionados no Google. Por outro lado, aumenta cada vez mais a exigência por qualificação no que é produzido. Em meio a tantos concorrentes, este é o diferencial que pode levar a outro patamar!
Empresas que querem se manter visíveis e atrativas às suas respectivas audiências precisam seguir investindo e, naturalmente, aumentar seu orçamento para os conteúdos.
Live streaming

As lives têm tomado conta da internet e, independente da causa, há sempre um público fiel e engajado a fim de assistir a um conteúdo interessante, educativo e que envolva.
Uma pesquisa recente realizada pela plataforma Vimeo apontou que 80% dos usuários ouvidos afirmaram que preferem assistir a uma live do que ler um blog post. Mais do que um simples conteúdo em vídeo, se trata de uma transmissão ao vivo e que ainda permite interações.
As lives estão disponíveis em várias plataformas: YouTube, Facebook e Instagram, entre as principais. Dessa forma, é cada vez mais comum ver influenciadores adotando esse recurso, mas também cresce o número de marcas que usam o espaço para educar, compartilhar momentos internos, mostrar eventos e gerar fontes de engajamento poderosas e com grande poder de atração.
Menos conteúdo superficial e mais qualidade
Os resultados positivos que o Marketing de Conteúdo gera às empresas é também um fator convidativo para que haja o excesso. Afinal, se funciona, por que não apostar intensamente nesta estratégia? Isso não seria um problema, só que muitas empresas optam por produzir muito, mas com pouca qualidade e com abordagens superficiais e que trazem pouco valor ao público.
Aos poucos, principalmente por conta dos algoritmos do Google estarem mais rigorosos, empresas têm deixado de pensar em quantidade e priorizando a qualidade.
O público tem desejos bem específicos e quer tê-los traduzidos em bons conteúdos. A partir disso, marcas têm pensado em desenvolver conteúdos que atendam somente ao que é desejado.
Através destas Dicas sobre as Tendências de Marketing de Conteúdo para 2020, a sua empresa alcançará resultados excepcionais em seus projetos! Além disso, será muito mais fácil iniciar novas estratégias para o sucesso de sua marca!
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