ROI do Marketing de Conteúdo: Aprenda a Mensurar esta Estratégia!

Aumentar a Frequência das Publicações e Revisar toda a Estratégia são alguns dos Diferenciais para ter sucesso com ROI em Sua Empresa!

Como calcular o ROI
ROI

Uma grande facilidade do Marketing Digital é a viabilidade de aferir quase todos os resultados de uma estratégia na internet – e ferramentas não faltam para averiguar as métricas mais importantes. Por esta razão, uma das estratégias mais significativas desta análise, sem dúvida, é o ROI. Como saber se um método que baseia-se em produção de conteúdo, que auxilia indiretamente com as vendas, é lucrativo para a empresa?

De acordo com dados da Content Trends 2017, somente 26% medem o ROI dessa estratégia. Se levarmos em consideração que 71% das empresas no Brasil optam pelo marketing de conteúdo, certificamos que esse problema é mais comum do que imaginamos. Por este motivo, elaboramos este artigo para abordar tudo acerca da aplicação do ROI no marketing de conteúdo. Veja!

Por que Calcular o ROI do Marketing de Conteúdo?

Antes de falar sobre as razões para aplicar essa fórmula, vamos entender o que ela é de fato. O ROI, sigla para Return On Investment ou retorno sobre o investimento, mensura o lucro ou o prejuízo de cada estratégia usada por uma empresa em um determinado período.

A ideia deste indicador é compreender quais tipos de investimento valem a pena e quais precisam ser otimizados ou retirados. Além disso, esta métrica auxilia os gestores a tomarem decisões mais fundamentadas. Só que aí temos um problema…

Quando se resolve medir o ROI do marketing digital de uma empresa, o resultado pode ser abrangente até demais. Assim, com tantas estratégias e métodos capazes de se utilizar, como que o gestor poderia reconhecer as que mais deram certo ou errado? Por esta razão, que o cálculo do ROI pode ser um pouco mais detalhado. Neste caso, pode-se retirar o retorno sobre o investimento de e-mail marketing, de redes sociais, de SEO e de marketing de conteúdo.

Falando em Marketing de Conteúdo, a relevância de medir o ROI está em analisar o impacto que essa estratégia causa nos ganhos da empresa. Por mais que vendas não seja o maior foco desse método, ele fundamental gerar algum retorno financeiro. Não pode ser apenas mais um custo dentro do marketing digital.

Quais são as Métricas e como mensurá-las?

Retorno sobre Investimento
Retorno sobre Investimento

A fórmula do ROI é constituída, basicamente, pelo custo de investimento e pelo retorno. Desse modo, essas duas variáveis, por sua vez, carregam consigo uma série de métricas que auxiliam na composição da conta.

Assim, para fazer uma análise mais eficiente, vamos entender os custos e receitas envolvidas em cada uma dessas variáveis. Veja:

Métricas de Investimento (custo)

Primeiramente, vamos analisar quais são os custos que constitui o investimento em uma estratégia de Marketing de Conteúdo.

Por padrão, é necessário considerar os valores investidos em:

  • Plataforma de gerenciamento do blog (caso não seja gratuita);
  • Serviço de hospedagem do blog;
  • Produção de conteúdo (custo da terceirização ou do salário/hora dos funcionários responsáveis);
  • Canais de promoção e proragação de conteúdo (redes sociais, e-mail, landing pages);
  • Canais de divulgação paga (como o Facebook Ads e o Google Adwords);
  • Ferramentas de monitoramento e análise;
  • Bancos de imagens;
  • entre outros.

Métricas de Retorno (receita)

Do lado dos ganhos, as métricas variam muito em função dos objetivos da sua estratégia. Assim, podemos evidenciar as principais:

  • Visualizações ou page views;
  • Visitantes únicos;
  • Tráfego orgânico;
  • Quantidade de leads;
  • Taxa de conversão em leads;
  • Quantidade de vendas
  • Quantidade de clientes;
  • Taxa de conversão em clientes;
  • entre outros.

A maioria dessas métricas pode ser analisada pelo Google Analytics ou por qualquer outra ferramenta de Web Analytics. Como resultado, lembre-se de sempre conceder um peso financeiro para cada um desses indicadores.

4 Estratégias para Expandir o ROI do Marketing de Conteúdo

ROI no Marketing de Conteúdo
ROI no Marketing de Conteúdo

O retorno sobre o investimento é um indicador que sempre pode ser otimizado. Dessa forma, destacamos algumas boas práticas para melhorar essa métrica no Marketing de Conteúdo. Confira:

1. Escute o ponto de vista dos leitores e melhore a produção de conteúdo

Algo que afeta muito no retorno calculado em seu ROI é a qualidade do conteúdo publicado. Assim, elementos mais específicos, como, por exemplo, os temas desses posts, a linguagem usada e a escaneabilidade podem ser alterados de acordo com os sinais que o público envia.

Assim, você pode notar isso na medida de visitas que recebe, no tempo de permanência e nos comentários em cada artigo postado. Dessa forma, os posts que recebem menos visualizações, que seguram os leitores por poucos segundos e que não possuem comentários (ou que tem comentários negativos)? Então, são esses que podem frear o crescimento do seu ROI.

2. Aumente sua frequência de publicações

Qual é a média de postagens por mês no blog da sua empresa? Mais ou menos do que 13? Para você ter uma ideia da relevância da frequência de publicações, separamos um dado da Content Trends 2017. Nesta pesquisa, verificamos que as empresas que produzem e publicam 13 ou mais conteúdos mensalmente geram, em média, até 4,2 vezes mais visitas do que aquelas que postam menos.

Sendo assim, pode-se concluir que ter, 4 vezes mais visitas pode caracterizar 4 vezes mais oportunidades de conquistar leads e, consequentemente, clientes.

3. Cresça o tamanho das postagens

Quanto mais completo for seu conteúdo, mais chances ele terá de conquistar sua audiência e de atrair mais tráfego para o site.

Em um levantamento que fizemos com a nossa base de dados, e publicado no e-book O ROI do Blog Corporativo, averiguamos que os posts com mais de 1.200 palavras geram 3 vezes mais tráfego e 60% mais compartilhamentos do que as publicações com menos de 600 palavras.

Dessa forma, caso seus textos não sejam dos maiores, tente expandir a quantidade de palavras (mantendo a relevância do conteúdo) para ver se haverá alterações positivas nas visitas ao blog.

4. Revise e otimize seus custos

Como o ROI também compõe os custos de investimento, nada mais apropriado do que reavaliá-los. Posteriormente a uma análise inicial dos seus resultados, você pode alterar o valor investido nos seguintes pontos:

  • Palavras-chave que podem ser trocadas por outras mais baratas;
  • Canais de divulgação que também podem ser alterados;
  • Segmentação que pode ser mais precisa;
  • Bancos pagos de imagens que podem ser substituídos por bancos gratuitos;
  • Horas de trabalho para produção e promoção de conteúdo que podem ser restinguir sem perder o desempenho, etc.

Através destas Dicas de ROI, a sua empresa alcançará resultados excepcionais em seus projetos! Além disso, será muito mais fácil iniciar novas estratégias para o sucesso de sua marca!


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