O Marketing de Referência usa a Oferta de Descontos e o Programa de Fidelidade como Estratégias!

Existe algo melhor do que seus próprios clientes se transformarem em anunciantes da marca — e venderem por você? Com o Marketing de Referência, isso é possível.
Assim, verdadeiros clientes compartilham suas experiências e valorizam aquele produto ou serviço ao ponto de se tornarem promotores espontâneos da marca!
Dessa forma, conforme a estratégia é bem demarcada, atrelada as ações de Marketing e divulgação do seu negócio, a indicação entra em cena de forma natural, alinhada com os objetivos da marca e com altas metas de conversão.
O que é Marketing de Referência?
O Marketing de Referência é um grupo de estratégias que estimulam a indicação de um serviço ou produto por parte do próprio consumidor, o que resulta no aumento na fidelização e multiplicação das vendas.
Em tempos de um mercado extremamente competitivo, em que as organizações lutam não apenas contra a concorrência, mas também contra os algoritmos e a informação que circula nas redes sociais, o “boca a boca” voltou a exigir a atenção das marcas.
Assim, estratégias com foco em Marketing de Referência são infalíveis para conquistar um cliente durante este processo de tomada de decisão, e agora você vai entender como desenvolver a melhor ação possível a fim de que sua marca seja a escolhida!
Quais são as etapas desta Estratégia?

O Marketing de Referência pode ser visto como uma jornada. Assim, existe um longo percurso entre o momento em que uma pessoa conhece a sua marca e a hora em que ela se transforma em uma divulgadora.
Dessa forma, confira quais são as etapas desse processo e entenda o motivo de cada uma delas ser tão importante.
Encanto
O encanto é a primeira etapa da jornada. Assim, é aquele momento em que o cliente se sente tão satisfeito com a compra realizada ao ponto de não ter problema algum em recomendá-la para amigos ou conhecidos.
Neste momento, é importante que você invista em processos ágeis de atendimento, qualidade do produto, oferta de boas formas de pagamento, um bom site e boa estrutura da loja física, sem esquecer do suporte e acompanhamento no pós-venda.
Um bom investimento em redes sociais e outros canais de divulgação também ajuda a estabelecer um encantamento e fidelização de clientes.
Incentivo
Agora, após fechar uma venda, como incentivar seus clientes a fazer uma indicação? É claro que existem casos em que não será necessário oferecer nada em troca, o que é muito positivo. Entretanto, é preciso desenvolver ações que estimulem e recompensem aquelas pessoas que indicarem sua marca!
Controle
Depois de oferecer um cupom de desconto por indicação, por exemplo, é preciso mensurar a estratégia para que entender o quanto ela é efetiva e quais pontos podem ser otimizados.
Entenda as porcentagens de indicação, quantos clientes que vieram a partir do Marketing de Referência foram fidelizados, recupere aqueles que não “vingaram” e trabalhe com um pós-venda que tenha foco em acompanhamento: conversar com os clientes e captar feedbacks a respeito das ações pode ajudar muito no desenvolvimento de estratégias melhores.
Como implementar o Marketing de Referência na sua empresa?

Agora que você já compreendeu as prinicipais ações do Marketing de Referência e já tem uma ideia completa de como ele funciona, é hora de aprender a colocar a mão na massa e implementar as melhores estratégias.
Faça a Oferta de Descontos em Troca de Indicações
Uma das ações que mais dão certo é a oferta de descontos em troca de indicações. Assim, ela pode se dá de inúmeras formas, e vale adaptar a ideia para a realidade do seu negócio.
As principais formas de dar o benefício seguem uma estrutura simples: a cada indicação, o cliente ganha um cupom que pode oferecer descontos, serviços gratuitos ou prêmios cumulativos.
Vale pensar também em ações nas redes sociais, que alcançam não apenas a pessoa convidada, mas todos os seguidores do seu cliente! Por exemplo: quem compartilhar um banner no Instagram e marcar o perfil da sua marca ganha descontos na próxima compra.
Invista em uma Boa Experiência de Compra
Você pode até desenvolver um bom plano de benefícios para incentivar os clientes a fazerem indicações, mas tenha certeza de que isso não vai adiantar em nada caso a experiência de compra tenha sido desagradável.
Afinal, por que aquela pessoa voltaria a comprar com você — mesmo com desconto — caso não tenha ficado satisfeita? Por isso, ofereça um atendimento com excelência!
Crie Programas de Fidelidade
O Marketing de Fidelização é um grande aliado aos processos de indicação. Por isso, estude as melhores ações de acordo com o perfil da sua marca, a quantidade de clientes que você tem hoje e o quanto é possível investir para cada estratégia.
Desenvolva boas estratégias nas redes sociais
Atualmente, as redes sociais podem ser consideradas como um dos principais canais de qualquer marca. Dessa forma, sem uma boa presença online, você perderá a chance de gerar reconhecimento e alcance.
Além disso, as plataformas vêm se tornando também uma grande ferramenta na hora de implementar o Marketing de Referência. Assim ao querer apresentar um produto para um amigo, por exemplo, muita gente vai até o perfil da marca e tira um print ou faz marcações. Em questão de segundos, você já foi indicado!
Realize captação de depoimentos
Apresentamos agora uma estratégia bem tradicional, mas extremamente eficaz! Ao final de cada compra, no caso de produtos, ou depois de um certo tempo prestando algum serviço, colete o depoimento dos seus clientes. Assim, é possível fazer o acompanhamento por via de formulários, e-mail ou entrando em contato pelo WhatsApp.
Uma boa dica é perguntar o que o cliente mais gostou, como foi a sua experiência de compra, os motivos que levaram ele optar pelo seu negócio e quais foram as principais vantagens de ter adquirido o produto ou serviço.
Após esta fase de coleta, crie estratégias de divulgação dos depoimentos. Assim, vale reservar um espaço no site, criar posts nas redes sociais ou até mesmo desenvolver vídeos com os cases de sucesso.
Através desta Estratégia de Marketing de Referência, a sua empresa alcançará resultados excepcionais em seus projetos! Além disso, será muito mais fácil iniciar novas estratégias para o sucesso de sua marca!
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