Conheça as Principais Dicas de Marketing Digital para Alavancar seu Trabalho como Fotógrafo!
Atualmente, a internet é o local onde tudo acontece, onde os usuários interagem e, com isso, é um grande espaço para divulgar sua marca. Assim, na maioria das vezes, antes de decidirmos adquirir um produto ou serviço, pesquisamos as opções online. Como resultado, estar distante deste mundo, é perder oportunidades de crescimento. Por isso, pôr em prática as estratégias de marketing digital para fotógrafos é tão relevante.
O marketing digital é extremamente eficiente e capaz de alavancar sua carreira, atrair novos clientes e estabelecer negócios. Para que isso aconteça, é necessário que seu trabalho e sua marca sejam vistos e reconhecidos.
Para quem está iniciando, é comum que surja inúmeras dúvidas e incertezas, porém, neste artigo, destacaremos passos primordiais para o sucesso de seu negócio.
Principais Estratégias de Marketing Digital para Fotógrafos!
Para ser bem-sucedido em sua marca é necessário seguir alguns passos utilizando estratégias de Marketing Digital. Muitas delas, de fato, exigem um conhecimento mais aprofundado. Por isso, indicamos a contratação de uma agência especializada no assunto. Porém, para entender o trabalho destes profissionais, confira as dicas abaixo.
1. Público-alvo
Se tratando de Marketing Digital, nem sempre quantidade é sinônimo de qualidade. Divulgar seus conteúdos para qualquer público, aleatoriamente, é um erro. É necessário definir o seu nicho e encontrar seu público-alvo, senão você gastará mais e terá baixo retorno financeiro.
Quais são suas habilidades e em que campo da fotografia você deseja atuar?
Defina isso e descubra quais clientes estão atrás do que você oferece, onde encontrá-los e como fazer com que lhe ouçam. É importante mapear o mercado e pesquisar onde você precisa estar e com quem precisa falar.
Uma excelente estratégia é criar uma persona, que consiste em um cliente fictício ideal, que possui desejos e necessidades que podem ser atendidos com os seus serviços. Assim, criar um personagem ajuda a definir que tipo de conteúdo você deve oferecer.
2. Site
As redes sociais podem ser importante aliadas a fim de atrair seu público e interagir com clientes, mas um site oferece segurança ao seu cliente e passa uma imagem bem mais profissional. Geralmente, antes de decidir fazer um ensaio fotográfico, seu cliente vai buscar por seu site no Google.
Nele, você deve selecionar suas melhores fotos para exibir como portfólio e pode falar, resumidamente, sobre você e como é seu estilo de trabalho. Além disso, deve criar um canal oficial por onde os clientes podem lhe contatar a fim de pedir orçamentos.
O seu principal foco aqui é apresentar o que torna o seu trabalho diferenciado e agregar valor à sua marca. O site deve ter uma navegação boa, ser responsivo e bem organizado.
Lembrando que existem domínios gratuitos na internet, porém, o ideal é contratar uma agência especializada, que fará a devida personalização de seu site.
3. Inbound Marketing
Também conhecido como Marketing de Atração, é uma das mais influentes estratégias de marketing digital para fotógrafos. Com ele, você não está vendendo suas fotografias, mas sim oferecendo soluções para que seus clientes cheguem até você de forma natural.
No Inbound, o conteúdo oferecido deve ser de qualidade, altamente relevante para o seu público e estar constantemente atualizado. Esta característica chama-se Marketing de Conteúdo e uma de suas principais ferramentas é a criação de posts para blog.
Se você é um fotógrafo de casamento, por exemplo, pode abordar temas em seu blog como: as decoração que estão sendo mais usadas. Assim, você é encontrado, organicamente, pelas noivas que podem contratar seus serviços de fotografia ou mesmo serem direcionadas para o seu site para pedir um orçamento.
Utilizar esta estratégia envolve encantar o cliente durante toda uma trajetória, desde o momento em que ele digita algo num mecanismo de busca até quando decide comprar o serviço que você oferece.
4. Técnicas de SEO
O significado de SEO é Otimização dos mecanismos de busca (em inglês, search engine optimization). Estas técnicas auxiliam o seu conteúdo a ranquear melhor nos mecanismos de busca, tendo como principal deles, o Google. Dar atenção ao SEO é primordial para montar uma estratégia inteligente de marketing digital para fotógrafos.
Os mecanismos de busca funcionam através da utilização de robôs que são capacitados para indexar informações coletadas em páginas da web e exibi-las quando alguém busca por algo na internet. Estas máquinas buscam por palavras-chave e fazem com que textos de qualidade se destaquem como primeiros nos resultados de busca.
Algumas das principais dicas para SEO são:
- Uso de palavra-chave de forma consciente: o ideal é que ela apareça no título, em um subtítulo, na introdução e na conclusão;
- Links para outras páginas próprias ou de parceiros: aparecer linkado em outros sites conta muito, pois isso atrai novos públicos;
- Investir em parcerias e ter um bom relacionamento com outros fotógrafos;
- Otimizar seu texto para facilitar a leitura: usar subtítulos, imagens, vídeos, listas e manter os parágrafos curtos.
5. Redes Sociais
O Marketing digital para fotógrafos também está relacionado a criar de laços com seus clientes, por isso estar presente em mais de uma rede social é essencial, já que as pessoas passam cada vez mais tempo nelas.
É necessário fazer uma pesquisa de mercado para que você não desperdice tempo e energia fazendo posts onde ninguém vai ler. Assim, contratando profissionais especializados, eles utilizarão ferramentas a fim de identificar o melhor horário para postagens, assim, alcançando um maior número de pessoas.
Então, onde está o seu público? Confira as características das principais redes sociais e encontre seus clientes:
Facebook: É a maior rede em número de usuários. Assim, é interessante para compartilhar conteúdo do seu blog, postar vídeos de making-of e mostrar outras fotografias inspiradoras e divertidas.
Instagram: Talvez seja a principal aliada dos fotógrafos, pois é utilizada essencialmente para divulgação de imagens. Por isso é ideal para publicar amostras do seu trabalho, usar hashtags relevantes para ser encontrado ou mostrar o seu dia-a-dia de fotógrafo nos stories (que tem ótimo alcance de pessoas).
Pinterest: A maior parcela do público é composta por mulheres. Assim, noivas e mães estão sempre buscando inspiração por lá. Se o seu foco é casamentos, invista ainda mais nesta rede social.
Portanto, para qualquer tipo de negócio – voltado a Fotografia – valerá a pena investir em Marketing Digital de qualidade, com o objetivo de alcançar somente os melhores resultados!
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