Descubra como aconteceram as diversas mudanças que trouxeram mais destaque ao Marketing Digital! Leia este texto!
O Marketing Digital é o modelo de comunicação que mais cresce na área de propaganda. Segundo uma pesquisa da IAB Brasil, o segmento online cresceu mais de 25% no ano de 2017. Além disso, a projeção para o ano de 2018/2019 é de que os investimentos continuem em ascensão.
Como resultado, estes números comprovam que a publicidade digital consolida-se como o modelo de mídia que mudou o mercado.
Isto não é algo inesperado, porque os custos para anunciar na internet, além da capacidade de monitoramento de dados, são melhores.
Estas mudanças na comunicação vêm acontecendo há algum tempo. As mídias tradicionais estão perdendo espaço para os formatos digitais.
Assim, muitos anunciantes da televisão, rádio e revistas têm refeito os seus planos de ação: o objetivo é focarem, em maior escala, no online.
Agora, que foi possível entender como o mercado está no momento, deixe-nos fazer uma pergunta: você lembra como era o marketing na web há 10 anos atrás? Sabe como ele evoluiu neste longo período?
A fim de relembrar as plataformas antigas e, também, demonstrar como muita coisa mudou, iremos relatar alguns pontos interessantes. Portanto, fique ligado(a) neste texto e acompanhe maiores informações.
Marketing Digital – Como tudo começou?
Para falar sobre 10 anos atrás, vale a pena relembrar como tudo começou. Assim, precisamos destacar o início do percurso da web.
A Internet foi criada em 1969, no auge da Guerra Fria. Desenvolvida com objetivos militares, a sua meta era manter seguras as comunicações das tropas dos EUA, caso um ataque inimigo atingisse os equipamentos.
Apesar de ser antiga, a sua popularização ocorreu apenas nos anos 90. Assim, com a invenção da World Wide Web (que permitiu a criação de sites dinâmicos e interessantes), a conexão para a rede mundial de computadores começou a ser comercializada para o público em geral.
Como resultado, com esta novidade, também surgiu a necessidade de uso deste espaço para anúncios e publicidades. Foi assim, que o marketing digital teve o seu caminho iniciado!
Nos primeiros anos, a propaganda digital era composta, quase em sua totalidade, por: banners em sites e emails marketing.
Porém, em 2009, a situação já era bem diferente e este nicho de mercado tinha mudado em alguns pontos.
Marketing Online há 10 anos no Brasil
Neste tópico, faremos uma volta ao período em destaque, para relembrar como eram as estratégias e as plataformas há uma década atrás!
Apesar de ter se passado um longo tempo, diversas práticas (ainda hoje) são muito úteis. Assim, um caso que vale ser destacado é o email marketing!
Nesta época de 2009, o e-mail marketing tinha o principal objetivo de enviar informações, notícias e novidades para os clientes. Atualmente, apesar de ainda realizar estas ações, o foco mudou e tornou-se primordial nas estratégias de captação, fidelização e retenção de clientes.
Um exemplo são as Campanhas de Inbound Marketing. Nelas, o papel do email é preparar o consumidor para a compra, levando-o do estágio de desconhecimento do problema, até a entrega da solução perfeita!
Outro exemplo, o qual precisa ser lembrado, são as Mídias Sociais. Há 10 anos, a principal rede social era o Orkut. Esta rede chegou a contar com mais de 30 milhões de usuários no Brasil e tinha como destaque as famosas “comunidades”, que reuniam as pessoas por interesses mútuos.
Na época, as agências começaram a atuar com a Gestão de Redes Sociais. Assim, focavam em posts de imagens e no contato direto com os usuários (a fim de divulgar a sua marca, produtos e serviços).
Hoje em dia, uma boa Gestão de Mídias Sociais envolve uma produção de conteúdo contínuo (textos do blog, vídeos e imagens), além de anúncios nos links patrocinados e o monitoramento dos dados! Como resultado, todo este projeto é muito mais complexo e estruturado.
Curiosidade:
Diferente de uma década atrás, o alcance dos posts nas mídias sociais (como o Facebook) diminuiu muito: assim, o uso dos anúncios pagos e um bom planejamento para realizar as atividades tornou-se crucial, a fim de manter as marcas atuantes nestes ambientes.
Finalmente, chegamos a Criação de Site. No final da década passada, estas plataformas eram o principal meio de acesso do usuário a web. Além disso, devido a dificuldade de encontrar uma ferramenta online para desenvolver um bom website, muitas organizações o construíam do zero, investindo um valor financeiro altíssimo.
Nos dias de hoje, existem várias formas de construir a sua página na web, que priorizam o posicionamento orgânico no Google (SEO) e, também, uma rápida acessibilidade aos links internos. A mais famosa é através da utilização da plataforma WordPress!
Como fazer o Melhor Marketing Online neste ano de 2019?
Com todas estas informações anteriores, foi possível perceber como o marketing digital mudou, se atualizou e evoluiu durante os anos!
Porém, uma pergunta deve ter surgido em sua mente: “como eu posso desenvolver um projeto de marketing online para 2019 e ter resultados?”
Esta dúvida é algo comum e muitas das empresas, dos profissionais e empreendedores não sabem por onde começar neste quesito.
Portanto, para ajudar a solucionar esse problema, vamos destacar um Plano Simples de Marketing Online. Com isso, sua marca já conseguirá obter os primeiros resultados:
1- Tenha um site responsivo e acessível:
Além de ser bem visível pelo smartphone ou computador, precisa ter um visual limpo e os seus links devem estar em destaque – a fim de que o cliente os encontre facilmente!
2- Blog: dentro do website, não esqueça de inserir um Blog Institucional. Assim, você poderá criar artigos com textos, vídeos e novidades. Com este trabalho contínuo (faça 2 posts de 800 palavras por semana), você irá melhorar o seu SEO no Google e manterá ativa a plataforma!
3- Gestão de Mídias Sociais:
Procure as redes sociais que mais estão de acordo com a sua marca, produtos e serviços. Crie as suas páginas oficiais em cada um delas. Desenvolva um plano de ação, com postagens de vídeos, textos e links do seu site. Observação: crie um cronograma de atuação.
4- Links Patrocinados:
Tanto no Google, quanto nas mídias sociais, não deixe de fazer estratégias com anúncios pagos. O trabalho é muito importante, porque aumenta demais a visibilidade da marca e atrai novos consumidores, interessados nas suas soluções.
5- Analise as Métricas:
Instale o Google Analytics em cada página do seu site. Além disso, verifique os dados fornecidos pelas redes sociais. Como resultado, você entenderá o andamento do projeto. Assim, saberá caso haja alguma necessidade de melhoria ou não.
Esperamos que você tenha gostado do artigo. Temos certeza de que, com estas dicas finais, o seu marketing digital será melhorado.
Porém, caso queira um Projeto totalmente Profissional, que atue com o Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo, fale com a gente!
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