Atualmente, o Marketing Digital possui uma grande importância para que uma empresa obtenha ótimos resultados em vendas e aumento do lucro!
Existem diversas formas de propaganda, para que uma marca atinja o público ideal. Tanto com a televisão, quanto por revistas especializadas, o empreendedor divulgará os seus produtos e serviços. Porém, o marketing digital tem obtido respostas superiores em custo / benefício, além de alcançar as pessoas de forma segmentada. Como resultado, o seu papel (dentro das empresas brasileiras) cresce de modo impressionante.
Segundo uma pesquisa recente, feita no Brasil, o país chegará a marca de 120 milhões de internautas em pouco tempo. Este número demonstra a importância deste meio de comunicação.
Além disso, a maioria destas pessoas realiza várias pesquisas por soluções na web e compra alguns produtos pelas lojas virtuais. Assim, atuar com esta estratégia é imprescindível para qualquer organização!
Portanto, neste artigo, iremos explicitar a sua importância e mostrar como atuar de modo correto neste ambiente!
O que é o Marketing Digital?
O marketing online pode ser definido como um conjunto de estratégias, que serão utilizadas para divulgar um produto, serviço ou marca dentro do ambiente digital. Em outras palavras, será a forma mais adequada para criar um relacionamento recorrente junto com o seu público-alvo.
Assim, a partir desta comunicação excepcional, você conseguirá alcançar ótimos resultados na internet.
Dentre as ações existentes neste meio, podemos destacar:
- 1- Criação de Site ou E-commerce.
- 2- Gestão de Mídias Sociais (Planejamento, Operacional e Monitoramento).
- 3- Links Patrocinados (tantos os relacionados as Redes Sociais, quanto o Google Ads).
- 4- Marketing de Conteúdo (através do uso de um Blog no Website ou de outras ferramentas).
- 5- Inbound Marketing
- 6- Campanhas de Email Marketing
- 7- Criação de Relatórios com Métricas Precisas.
Como resultado, implementando um bom projeto, a sua marca irá se diferenciar de toda a concorrência!
Qual o seu Papel em uma Empresa?
A publicidade digital deixou de ser apenas um simples modelo de propaganda, dentro de uma organização. Em muitos casos, tornou-se o principal elemento, gerenciando mais de 90% ou até 100% das ações estratégicas.
Mas, por que este papel é tão preponderante, frente as formas de comunicação antigas?
Isso acontece, porque o marketing digital tem características únicas e atrativas: além do seu custo menor do que os das mídias tradicionais, os seus resultados são mensuráveis.
Como resultado, é mais viável para qualquer empreendedor, o qual deseja sempre investir com eficiência!
Quero começar a investir no Marketing Digital: o que devo fazer?
Agora, que você já constatou a importância deste tipo de comunicação, é o momento de iniciar ou melhorar o seu projeto online. Assim, com um trabalho planejado, os resultados acontecerão naturalmente.
Para apoiar neste primeiro momento, acompanhe um passo a passo ideal para quem está começando:
Analise o seu Mercado, Público-Alvo e Concorrência
Não adianta investir neste marketing, se a sua marca ainda não conhece algumas variáveis importantes. Portanto, antes de qualquer coisa, faça algumas buscas e colete dados.
- Mercado: quais as estratégias mais aplicadas no seu segmento? O que você poderia aproveitar?
- Público: quem são as pessoas que compram de mim? Quais as suas características? Qual é o meu cliente ideal?
- Concorrentes: o que eles estão fazendo no ambiente digital? Como posso fazer melhor e me diferenciar?
Responda as perguntas, procure diversas pesquisas de mercado e outras informações relevantes! Você desenvolverá uma ótima propaganda digital!
Crie o seu Site
Após esta primeira etapa, o próximo passo será criar o seu website. Esta plataforma será a base de todo o seu trabalho dentro do ambiente online. Assim, busque caprichar e procure soluções de criação adequadas.
Dica: utilize o WordPress! É uma excelente ferramenta para montar a sua página na web.
Invista em um Blog Corporativo
Para que o seu website seja efetivo, além de uma boa produção, ele precisará ter um Blog Institucional.
Assim, você poderá criar conteúdos novos periodicamente, focados nos principais temas do seu mercado.
Observação: o Blog deverá ser desenvolvido dentro do site.
Faça uma Excelente Gestão das suas Mídias Sociais
Com a sua página na web criada, será o momento de desenvolver as páginas oficiais nas redes sociais.
Procure identificar quais são as redes adequadas para a sua marca. A partir disso, faça os procedimentos para que as mídias fiquem “com a sua cara”: insira imagens, deixe o layout bem bonito: capriche em todo o visual!
Além disso, planeje a gestão de cada uma das mídias sociais, a fim de que não hajam contratempos.
Invista em Links Patrocinados
Tanto os links patrocinados para as mídias sociais (como o FaceAds – do Facebook), quanto os relativos ao Google (Google Ads), são muito importantes para alcançar os primeiros clientes online.
Como são anúncios pagos, possuem amplo destaque, chegando facilmente a todo o público-alvo.
Crie um Relatório de Métricas e Acompanhe tudo!
Para que o trabalho seja bem desenvolvido, será preciso fazer um acompanhamento em tempo real de todos os dados e informações. Assim, existem formas interessantes para realizar o monitoramento:
- 1- Para obter dados em tempo real com o seu website, instale o Google Analytics.
- 2- As principais redes sociais possuem ferramentas com informações excepcionais. Exemplo: Facebook Insights.
- 3- Caso precise de algo mais específico, pesquise por outras ferramentas de apoio: exemplo – SemRush (fornece dados relativos a palavras-chave de um segmento, o que facilita na produção de conteúdo).
Portanto, o papel do marketing digital é muito relevante para alcançar ótimos resultados! Assim, realize os investimentos nestas ações!
Para implementar um Projeto de Marketing Digital Excepcional, conte com uma Agência de Marketing Digital Especializada em Pequenas e Médias Empresas!
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