O marketing digital, na área da política, está vivendo mudanças rápidas, com o aumento do investimento e novos casos de sucesso. Confira aqui!
No começo desta semana, o Brasil completou mais um processo eleitoral para a presidência da república. Assim, o eleito foi Jair Messias Bolsonaro, com mais de 55% dos votos válidos. O seu adversário, Fernando Haddad, teve um pouco menos de 45%. Apesar da atenção ao resultado e a comemoração do vencedor, algo foi importante para que este cenário se consolidasse: as estratégias e o plano de marketing digital político.
Através das mídias sociais, links patrocinados e sites bem desenvolvidos, a maioria dos políticos eleitos (para cargos como governador, deputado estadual, deputado federal e senador), utilizaram estas ferramentas de modo correto. Assim, atingiram o público-alvo certo, apresentando as suas propostas e ideias. Como resultado, ao concordarem com as posições dos candidatos, os eleitores votaram nestes indivíduos.
Este tipo de investimento recente (o primeiro case de sucesso neste modelo de marketing digital foi nos EUA, durante a eleição de Barack Obama), demonstra que atuar com as plataformas digitais é um diferencial e pode trazer diversos novos eleitores.
Desta forma, a tendência para a próxima eleição é que este trabalho na web seja ainda mais presente.
Portanto, caso você deseje entender sobre como alguns políticos realizaram um excelente trabalho neste quesito, acompanhe no artigo e confira algumas informações.
Casos de Sucesso – Marketing Digital Político
Observe alguns candidatos, os quais fizeram valer o poder da internet e das redes sociais. Como resultado, com um investimento bem feito, alcançaram grande sucesso em sua trajetória eleitoral.
Iremos citar a história de dois políticos, oriundos dos Estados Unidos (onde o marketing digital político faz parte da vida da população, há um bom tempo). Além disso, também destacaremos a trajetória do presidente eleito no Brasil, Jair Messias Bolsonaro.
Confira cada um dos tópicos abaixo e descubra algumas curiosidades:
Barack Obama
Obama foi presidente dos Estados Unidos (de 2008 até 2016). Sendo o primeiro presidente negro do país norte-americano, teve um grande destaque pelo seu carisma e excelente oratória em discursos.
Antes da vitória, nesta primeira eleição, ele era pouco conhecido do público. A candidata, que tinha grandes chances de ser a indicada do partido democrata para a disputa, era Hillary Clinton. Porém, com empenho e dedicação, Obama conseguiu aparecer e desbancar a favorita, garantindo a nomeação.
Tanto durante as primárias, quanto na eleição de 2008, sua equipe conseguiu produzir um trabalho de marketing digital muito bem feito e decisivo. Através do engajamento dos usuários nas mídias sociais e em uma campanha de e-mail marketing excepcional, o político alcançou um grande número de eleitores.
Porém, tudo isto só foi possível porque os profissionais de tecnologia, os quais estavam atuando junto ao futuro presidente, acumularam uma grande quantidade de informações sobre o perfil das pessoas, as quais poderiam dar a vitória ao candidato. Como resultado, ao iniciar – realmente – a sua campanha para a Casa Branca, Obama já tinha o público definido. E o mais importante: sabia como cativá-lo.
Assim, obteve uma excelente vitória frente a John McCainn, do partido republicano.
Donald Trump
Donald J. Trump é o atual presidente dos Estados Unidos da América (2016 até 2020). Muito famoso em todo o país e considerado um Business Man de enorme sucesso, alcançou a vitória, sendo o candidato escolhido pelo partido republicano.
A sua eleição foi marcada pelos discursos inflamados, ataque as mídias tradicionais (por serem “produtoras de fake news, segundo o mesmo) e pelo fortalecimento do sentimento de patriotismo, que é uma característica de boa parte do povo norte-americano (o slogan de sua campanha era “Make American Great Again”).
No marketing digital, Trump começou a se destacar pelo uso maciço do Twitter. Com o estilo despojado e direto, conseguiu atingir um bom número de seguidores. Assim, através das mensagens postadas, atraiu a atenção e alcançou a preferência de várias pessoas.
Apesar de ser um indivíduo controverso, o seu discurso sobre nacionalismo e patriotismo (além de algumas pautas mais delicadas, como a imigração) fez muito sucesso. Como resultado, isso o ajudou a ser o escolhido do seu partido para disputar o cargo de presidente, contra a democrata Hillary Clinton.
Desta forma, tanto o Twitter, quanto as Lives no Facebook, postagens e vídeos de pronunciamentos e campanhas nos estados americanos, apoiaram para que vencesse a adversária.
Portanto, o marketing digital político, neste país, é uma realidade e faz a diferença há um bom tempo!
Jair Bolsonaro
Encerrando a sequência de cases de sucesso na publicidade política online, não poderíamos deixar de falar sobre o Brasil. Nestas últimas eleições,destacamos a vitória inesperada do candidato Jair Bolsonaro.
O ex-deputado federal, diversas vezes reeleito pelo estado do Rio de Janeiro, é uma figura popular entre os militares e, também, do público ligado a direita brasileira. As suas discussões com adversários e frases polêmicas tornou-lhe uma personalidade conhecida (amada e odiada) nos bastidores da política.
A sua trajetória, a fim de ser presidente da república, iniciou-se logo após a eleição da ex-presidente Dilma Rousseff. Bolsonaro decidiu que se candidataria ao cargo máximo do país, porque achou que era o momento de fazer esta tentativa. Desacreditado por amigos e familiares, persistiu nesta ideia.
Um de seus filhos, para apoiar o pai, começou a incentivá-lo a investir no marketing digital – inicialmente, direcionado ao Facebook. Assim, o político começou a realizar diversas postagens nesta plataforma.
Como, no Brasil, as questões como segurança, emprego e combate a corrupção estão em alta, o candidato apostou nestes temas. Desta forma, posicionou-se como uma opção diferenciada, conquistando novos fãs.
Para se ter uma ideia, o seu Facebook tinha um pouco mais de 290 mil curtidas, no início deste projeto. Atualmente, o presidente eleito ultrapassou a marca de 8 milhões de pessoas: algo surpreendente.
Portanto, com amplo investimento nas plataformas digitais (e, principalmente, sabendo utilizá-las de modo correto), o político teve êxito na sua caminhada. Mesmo com pouco tempo de TV e com toda a mídia desacreditando as suas intenções, o marketing digital político teve participação direta em seu sucesso!
Portanto, atuar com um bom projeto de marketing digital é garantia de sucesso para qualquer político, profissional, empresa ou instituição! Assim, invista em um plano bem estruturado!
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