Comunicação Digital – Como funciona?

A Comunicação Digital reúne tudo que influencia o uso correto da tecnologia para conexão com o público!

comunicação digital
comunicação digital

Desde o final do século passado, a internet vem ganhando espaço e alcançando excelentes resultados. Segundo uma pesquisa recente, 70% das residências – no nosso país – possuem acesso a este ambiente. Como resultado, a comunicação digital tem obtido um alto crescimento, aumentando a sua presença na vida das pessoas.

Mas, você sabe o que significa esta expressão “comunicação digital”?

A melhor definição é: digitalização dos meios de informação. Assim, podemos afirmar que é a mudança do modo de relacionamento e propagação de informações, a partir do uso das novas tecnologias. Desta forma, o usuário poderá receber, reproduzir e também contribuir com novos conteúdos dentro da web.

Portanto, tanto no âmbito regional, quanto em todo o mundo, a divulgação e pulverização de notícias, fatos, vídeos e novidades é facilitada. Como resultado, os indivíduos têm acesso ao que acontece em diversos locais, em tempo real.

A partir deste entendimento, será possível descobrir como funciona toda esta forma de comunicação.


Comunicação Digital – Os 4 Pilares:

4 pilares da comunicação digital
4 pilares da comunicação digital

O modelo de comunicação via web possui algumas peculiaridades. Entre elas, podemos destacar os pontos mais importantes, os quais destacam e qualificam esta movimentação.

1- Engajamento

Nesta primeira etapa, as organizações buscam uma aproximação com o seu público-alvo. Assim, esperam criar um relacionamento duradouro e verdadeiro, o qual poderá contribuir para a divulgação da marca e a venda dos produtos. O trabalho é realizado através de campanhas de marketing digital, produção de conteúdo, gestão correta das mídias sociais, etc.

2- Relacionamento

Após o engajamento ser alcançado, tem-se início a relação entre marca e indivíduo. Como resultado, cada um dos possíveis clientes quer ser ouvido, receber várias dicas e sugestões. Além disso, desejam se sentir “abraçados pela empresa”: ou seja, querem obter confiança em suas soluções e na mensagem que lhes é transmitida.

3- Conteúdo

Para facilitar as duas etapas acima, a melhor forma de estreitar os laços com os consumidores é com a produção de conteúdo. A partir da criação de bons textos, vídeos, podcasts e imagens, o público-alvo entenderá quais são as soluções da sua empresa e como irão contribuir para uma melhoria na vida de cada um deles.

4- Presença

Engajamento, Relacionamento e Criação de um Bom Conteúdo só conseguem ser realizados, a partir de uma Presença Online estruturada. Assim, possuir um website responsivo e de fácil acesso; um blog com notícias semanais; redes sociais bem gerenciadas; campanha de e-mail marketing ativa; estratégias de SEO; estratégias de Inbound Marketing bem definidas será o diferencial para o seu sucesso!

Para saber como desenvolver uma Presença na Web excepcional, acesse aqui!


Como devo fazer para Melhorar a minha Comunicação Digital?

invista no marketing digital da sua marca
invista no marketing digital da sua marca

Agora, que você já conhece as propriedades deste modelo de comunicação, deve estar se perguntando: perfeito, mas como faço para acompanhar estas mudanças e implementá-las em minha empresa?

Para facilitar o seu trabalho, confira abaixo algumas dicas muito boas:

1- Observe o seu Mercado e a Concorrência: fique atento(a) ao que o seu segmento lança de novo. Além disso, analise – sempre – o que os seus concorrentes fazem de inovador e que está trazendo resultados!

2- Mantenha uma Presença Online atualizada: não deixe de atualizar o conteúdo do Blog, inserir novas informações no site e manter as suas redes sociais em funcionamento. Caso haja uma interrupção nesta atividade, a divulgação da sua marca na web será reduzida.

3- Invista no seu Marketing Digital: faça investimentos na propaganda online. Assim, crie as campanhas, utilize links patrocinados, desenvolva vídeos institucionais…ou seja: tenha uma ótima publicidade digital!


Temos a certeza de que estas informações irão ajudar o seu ambiente digital a se desenvolver e estar preparado para apoiar na obtenção de respostas positivas de todos os clientes!


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