Deseja alcançar ótimos resultados na sua campanha de marketing? Faça uma boa segmentação do seu público-alvo! Descubra como!
As empresas e os empreendedores, os quais querem alcançar respostas positivas frente aos seus clientes, devem estar preparados para encontrar quem, realmente, deseja os seus produtos ou serviços. Assim, investir em uma boa segmentação do seu público-alvo será o primeiro passo para o sucesso.
Esta atividade é importante, porque – normalmente – grande parte das pessoas não faz parte do seu mercado-alvo ou não se identifica com a sua solução. Como resultado, dificilmente, elas irão adquirir o que você comercializa. Para que os seus anúncios, propaganda e marketing sejam efetivos, é preciso trabalhar com quem deseja e necessita da sua oferta!
Portanto, neste texto, iremos explicar melhor o assunto e dar dicas para que você e a sua equipe consigam realizar esta ação de segmentação sem dificuldades! Acompanhe os parágrafos e saiba mais!
Por que devemos fazer esta estratégia em destaque?
Para entender este tema, é importante saber o que é “segmentar o público”. No caso, consiste na definição do grupo de indivíduos, que compartilham de um perfil similar e têm interesse no seu mercado.
Assim, após esta etapa, você conhecerá as características, o que querem e o que desejam estas pessoas. Como resultado, saberá onde priorizar os seus esforços de marketing digital, por exemplo.
É por isso, que este momento de segmentação é tão relevante! Os investimentos de propaganda, anúncios, relacionamento com consumidor e vendas serão direcionados para o público-alvo específico.
Desta forma, tudo ficará mais fácil. Imagine se os empreendedores tivessem que investir, sem um foco correto? Seria necessária uma verba financeira astronômica, aumentando muito o risco de fracasso e perdas!
Portanto, antes de qualquer estratégia, defina – com clareza – o seu mercado-alvo correto!
Entenda o seu Público-Alvo!
Para iniciar este processo em destaque, é preciso – em primeiro lugar – responder a algumas perguntas:
1- Por que as pessoas comprariam o seu produto
Neste momento, a ideia é entender o que a sua solução entregaria de valor para o consumidor; quais são os diferenciais, frente aos concorrentes e qual resultado efetivo!
Assim, para responder a esta questão, será necessário atentar-se a um outro ponto.
Qual problema este produto ou serviço resolverá: qual benefício oferecido irá trazer uma solução concreta? Esta pergunta precisa ser respondida. Isto, porque, sabendo das reais vantagens, você terá a certeza se o que está sendo ofertado possui uma demanda para consumo. Caso isso não fique claro, será difícil realizar as vendas.
2- Quem deseja comprar a sua solução
Nesta etapa, será o momento de conhecer melhor os indivíduos que têm algum interesse no seu segmento! Assim, observe estas duas sentenças abaixo e responda a cada uma.
Qual o perfil de pessoas costuma ter este problema: aqui, será identificado o perfil de pessoa que precisa do que está sendo oferecido. Exemplo: seriam Homens? Mulheres? Pessoas até 18 anos? Pessoas acima de 65 anos?
Grupos distintos podem utilizar o meu produto: deve-se identificar se o produto seria consumido por um grupo específico ou por outros. Exemplo: uma solução para pranchas de surfe, é direcionada a surfistas. Um serviço de aluguel de carros pode atingir tanto turistas, quanto residentes em uma cidade, que fazem viagens esporádicas.
Busque mais Dados
Agora, que você já tem uma boa noção do perfil de consumidores da sua solução, procure entender quais são as características e desejos similares a estas pessoas.
Uma forma mais simples é através das pesquisas de mercado. Para alguns setores, é possível encontrar estas constatações na internet, com uma busca nos mecanismos como o Google.
Caso não tenha nenhuma, desenvolva um formulário online. Assim, utilize as ferramentas digitais (como o Google Forms) e divulgue nas mídias sociais ou em grupos de discussão. Peça que os seus amigos e colegas destes espaços respondam. Se possível, ofereça algo em troca: pode ser um desconto no seu produto.
Foque em perguntas objetivas, de fácil assimilação pelo leitor. Além disso, trabalhe com respostas de múltipla escolha: para realizar a análise das respostas, a dificuldade será mínima!
Como resultado, você terá informações mais acertadas sobre como o seu público-alvo pensa!
Defina o seu Público-Alvo
Com todas as respostas para os questionamentos dos tópicos anteriores, organize cada um dos dados. Assim, o perfil estará traçado e será simples observar cada uma das características.
Veja um exemplo abaixo, para uma Barbearia Masculina de Alto Luxo, situada na Zona Oeste:
- Clientes: Pessoas Físicas.
- De onde são: Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ.
- Gênero: homens, dos 30 a 45 anos.
- Estado Civil: casados e separados.
- Renda familiar: entre 10 e 25 mil reais.
- Formação: superior completo.
- O que procuram: um ambiente confortável, onde possam cortar o cabelo e fazer a barba com comodidade.
- O que priorizam: qualidade e a localização do estabelecimento.
Observe que, com esta pequena descrição, já será possível entender melhor o seu consumidor!
Estas informações, com certeza, irão facilitar o seu trabalho para segmentação do público-alvo. Para realizar um serviço mais completo e que tragam respostas excepcionais, conte com a nossa empresa!
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