Entenda como funciona o Marketing de Conteúdo. Esta ação irá ajudar o seu negócio a vender muito mais!
O Marketing de Conteúdo é uma ação excelente para quem deseja obter resultados, investindo um valor menor em publicidade digital. Assim, o empreendedor alcançará respostas positivas do seu público-alvo.
De acordo com uma pesquisa, realizada pelo site Content Trends, esta ação está crescendo muito em 2018. Assim, mais de 70% das organizações já utilizam a produção de conteúdo como uma atividade estratégica no Brasil!
Além disso, há um fator que merece ser evidenciado: as marcas, que desenvolvem mais de 13 conteúdos (podem ser artigos em blogs, vídeos, imagens, textos em mídias sociais), recebem 4,2 vezes mais visitas em seus sites!
Como resultado, investir neste modelo de marketing digital é ótimo para conquistar novos clientes recorrentes. Porém, para que funcione de verdade, é preciso saber montar um Plano de Ação em Marketing de Conteúdo!
Descubra as Vantagens do Marketing de Conteúdo.
A partir de um planejamento bem desenvolvido, você conseguirá estruturar o seu marketing de conteúdo com maestria e eficiência. Desta forma, os resultados chegarão com muito mais facilidade.
Porém, você conhece os principais benefícios desta estratégia? Acompanhe abaixo os pontos mais relevantes da produção de conteúdo e saiba como ela irá tornar a sua marca mais conhecida e rentável na web:
- Custo acessível: as estratégias de conteúdo têm um baixo custo. A partir de um Blog, você já poderá começar a produzir os seus artigos. Para divulgação, pode-se utilizar as mídias sociais, como canais de propagação!
- Possibilidade de atuação em conjunto com demais ações: o marketing de conteúdo apoia, diretamente, outras atividades de marketing digital. Nas mídias sociais, irá gerar novas postagens para a sua página. No caso dos links patrocinados, você pode anunciar e direcionar as pessoas para um destes artigos.
- Melhoria da Presença Online: o marketing para conteúdo é muito importante para que a sua marca fique conhecida na web. Além de contribuir na melhoria do posicionamento de seu site nos mecanismos de busca (SEO), também instrui e informa o usuário sobre o seu produto ou serviço. Assim, a tendência é que esta pessoa passe a considerar a sua empresa como uma autoridade, a qual transmite confiança.
Como Montar a sua Estratégia?
Agora, que você conhece o marketing de conteúdo e entende muito mais sobre os benefícios, é o momento de descobrir como montar o seu Plano de Ação!
Assim, nos tópicos abaixo, iremos divulgar o passo a passo para desenvolver a sua estratégia de forma correta:
1- Faça uma pesquisa sobre o seu mercado:
Para iniciar o desenvolvimento dos seus conteúdos, o primeiro passo é conhecer o seu consumidor. A fim de realizar esta etapa, use ferramentas como o Planejador de Palavras Chave (do Google Ads): você irá descobrir quais são as palavras-chave mais pesquisadas no seu mercado. Assim, todas deverão estar nos seus textos.
Além disso, deve-se averiguar quais são as perguntas mais buscadas pelo seu público-alvo. Acesse o site Answer the Public e veja quais são as frases mais comuns sobre o seu segmento. Utilize-as como títulos para os seus textos.
Depois, não esqueça de fazer uma lista com os seus 5 principais concorrentes. Observe que conteúdos eles postam (sejam textos, vídeos, etc) e como produzem cada um. Como resultado, será possível observar o que estas empresas fazem de correto e quais as oportunidades que ainda não estão aproveitando.
2- Defina um Cronograma de Postagens:
O próximo passo é definir todas as datas em que cada conteúdo será postado. Portanto, a fim de controlar e acompanhar estas atividades, o melhor é definir um cronograma.
Assim, haverá o registro do dia e hora em que cada conteúdo foi postado. Desta forma, será possível observar se uma palavra-chave ou tema estão em constante destaque nos textos.
3- Utilize a Estratégia do Funil:
Cada tipo de conteúdo deve ser desenvolvido e adequado, de acordo com as etapas de maturação do consumidor.
Provavelmente, a maioria dos usuários na web não conhece nada sobre o seu negócio. Assim, o ideal é criar um texto introdutório, o qual apresentará a sua marca, objetivos e destacará o seu mercado frente a este público.
Após este primeiro contato, os próximos conteúdos devem seguir um funil definido: no segundo texto, aprofunde e explique as vantagens e benefícios. No terceiro artigo, fale sobre como os seus consumidores estão satisfeitos (prova social). No quarto, faça um conteúdo focado nos produtos e serviços, com destaque para as qualidades e o custo / benefício da compra (foque em uma linguagem comercial).
Com esta preocupação, você terá construído um funil de conteúdo, o qual começa com a descoberta desta nova possibilidade (atração), chega no engajamento (conversão), passa pelo estreitamento da confiança (relação) e fecha na divulgação de uma oportunidade (venda)!
4- Escreva o Conteúdo de Forma Correta:
De nada adianta estar preocupado(a) com a parte de pré-produção, se a finalização do artigo ficar ruim.
Assim, ao redigir um texto, atente-se a alguns pontos importantes:
- Destaque cada um dos títulos. Com isso, você facilitará o entendimento pelo usuário.
- Não escreva de modo muito rebuscado. Busque um equilíbrio, para facilitar a leitura.
- Preocupe-se com o SEO. Estas técnicas vão posicionar melhor o seu conteúdo no Google.
- Instale o YoastSEO: caso o seu site tenha sido feito em WordPress, faça o download deste plugin!
- Utilize frases objetivas e curtas: não escreva sentenças enormes.
- Evite repetir muitas palavras: faça o uso de sinônimos.
- Coloque as palavras-chave utilizadas no espaço de Tags.
- Insira uma imagem que destaque o seu texto (deve estar de acordo com o tema).
- Insira links para outros sites: vale a pena colocar um link para um website conceituado.
- No rodapé, coloque o seu e-mail e informações de redes sociais.
- Não esqueça de inserir um Call-to-Action, o qual desperte a atenção do leitor.
- Faça artigos com uma média de 500 a 700 palavras!
- Escreva, pelo menos, 2 vezes por semana! Quanto mais textos, maior será o alcance.
5- Promova o Conteúdo de Maneira Eficiente:
Após terminar de produzir um conteúdo, utilize canais diversos para propagar a mensagem.
Faça publicações nas mídias sociais e no Google Meu Negócio. Anuncie este texto nos Links Patrocinados.
Como resultado, a sua marca alcançará um público muito maior de pessoas interessadas!
Temos a certeza de que este Plano de Ação em Marketing de Conteúdo irá lhe trazer resultados excelentes em publicidade digital! Para criar o melhor projeto, fale com a nossa equipe de profissionais!
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Com estas informações, você já pode desenvolver um Plano de Ação em Marketing de Conteúdo detalhado!
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