Estratégias de Marketing de Conteúdo são excelentes para apoiar no aumento das vendas de uma empresa!
Quando os empresários pensam em marketing digital, logo imaginam atividades mais comuns, como postar as imagens nas Mídias Sociais, criar anúncios no Google e criação de websites. Estas ações fazem parte de uma Estratégia Online bem definida. Porém, não devemos esquecer da produção de conteúdo!
O marketing de conteúdo é uma atividade de muita força e relevância, dentro do ambiente digital. A partir de um investimento calculado, é possível realizá-lo. Assim, há como alcançar bons resultados e novos consumidores.
Deste modo, fique atento: é muito importante saber mais sobre este assunto e como ele pode influenciar em um aumento exponencial das suas vendas!
O que é Marketing de Conteúdo?
Para um melhor entendimento, iremos falar sobre o que é o marketing voltado para criação de conteúdo.
Sua definição: uma forma de engajar o seu público-alvo e aumentar o número de potenciais compradores, por meio do desenvolvimento da produção de textos que tenham relevância e valor.
No caso, esta estratégia funciona com a produção de conteúdos, os quais irão atrair as pessoas e iniciar uma relação mútua entre marca e indivíduo. Assim, o público irá perceber a sua marca como uma autoridade no mercado. Além disso, causará uma impressão positiva (as pessoas irão dar prioridade as suas soluções para resolverem problemas e atenderem aos seus desejos).
Assim, com um planejamento e uma estratégia bem definida, será fácil para uma organização conseguir um resultado real, o qual ofereça mais lucros!
Ok, mas como faço para desenvolver o meu Marketing de Conteúdo?
É preciso desenvolver uma estratégia que proporcione muitos resultados e aumento nas vendas. Sem um roteiro pré-definido, ficará mais difícil fazer uma produção de textos acertada.
Deste modo, para facilitar, observe este passo a passo. Ele irá te ajudar a criar um conteúdo de qualidade.
1- Definição de Objetivos:
Para começar o trabalho, defina metas claras. Estes objetivos irão apoiar a traçar um caminho a percorrer, assim como quais são as respostas que se deseja alcançar.
Alguns exemplos: aumentar o engajamento da marca; obter mais vendas a curto prazo.
2- Escolher as Personas:
A proposta do marketing de conteúdo é atrair a pessoa certa (aquela que – realmente – se interessa pelo seu produto ou serviço). Por isso, para que esta tarefa seja cumprida de modo primoroso, deve-se definir quem é a persona que mais está adequada a sua marca.
Persona, no caso, é uma descrição quase perfeita do seu cliente ideal. Em outras palavras, diferente do seu público-alvo, ela é a descrição exata das características de uma pessoa que compra os seus produtos ou serviços!
Assim, com esta análise feita, você terá mais chances de conquistar resultados! Pesquise e busque o máximo de informações, a fim de construir a persona perfeita para a sua marca!
3- Criação dos Textos com Funis de Venda:
Agora, que você já sabe os seus objetivos e conhece a sua persona, é a hora de iniciar a produção de conteúdo.
Porém, é necessário planejar a criação de textos voltados para vendas! Eles precisam estar aptos a atrair, fidelizar e converter os consumidores.
Deste modo, é importante atuar com 3 tipos de conteúdos: topo do funil, meio do funil e fundo do funil!
Topo do Funil:
Este é o momento onde o consumidor descobre a sua marca. Ele ainda não possui uma confiança estabelecida, tem dúvidas e não está procurando (muitas vezes) um produto ou serviço. Assim, crie textos que chamem a atenção, que despertem a curiosidade e vontade de conhecer mais sobre o seu mercado. Com um texto muito didático e de fácil entendimento, a tendência é que ele acompanhe a sua produção de conteúdos continuamente.
Meio do Funil:
Nesta etapa, as pessoas já entendem mais sobre as suas necessidades e desejos, frente ao que o seu mercado oferece. Assim, desejam resolver seus problemas e obter resultados rápidos. Como resultado, o melhor nesta fase é criar os textos, focando nas soluções que o cliente procura, além de explicar como aplicá-las na prática!
Fundo do Funil:
Aqui, é quando a decisão pela compra acontece. O seu consumidor já conhece o mercado, entende os seus problemas e sabe como resolvê-los. Porém, também tem a noção de que necessita de alguma ajuda para isso.
Assim, o material a ser desenvolvido necessita de mais informações sobre a sua marca. Precisa demonstrar que a sua organização tem as soluções ideais! Uma dica é trabalhar com Cases de Sucesso (histórias reais sobre soluções que a sua empresa implementou em outros clientes e trouxeram resultados).
Atuando deste modo, você conseguirá atrair mais pessoas para serem seus consumidores fiéis e recorrentes!
4- Pós-Venda no Conteúdo:
Um grande erro de qualquer empreendedor é pensar que, após realizar a venda, sua tarefa acabou. Na verdade, é preciso continuar demonstrando valor para o seu cliente!
Assim, uma excelente ação é enviar – para quem já comprou o seu produto – novidades e respostas a novas dúvidas que venham a surgir. Isso contribuirá para que o consumidor continue ativo e propenso a adquirir outros produtos.
5- Canais para criação e divulgação:
Por fim, para iniciar a criação dos textos, você precisa de um espaço próprio para isso. Assim, a sua melhor escolha será utilizar um Blog – dentro do seu website.
Este Blog será a matriz de todo o marketing de conteúdo e o principal ponto de desenvolvimento!
Além disso, para divulgar com afinco os conteúdos, nada melhor do que fazer o melhor uso das mídias sociais, links patrocinados e e-mail marketing. Desta forma, os seus resultados serão mais rápidos!
6-DICAS EXTRAS
Não se esqueça de usar as palavras-chave, relativas ao seu mercado, para desenvolver os textos. É primordial que você as identifique, a fim de que produza os conteúdos de acordo com o seu segmento e público-alvo.
Além disso, defina o melhor formato para o seu texto (observe como os principais veículos de comunicação online fazem isso), revise o português sempre antes de publicar e atente-se ao SEO.
Sem uma estratégia de SEO para conteúdo, não adiantará de nada escrever textos primorosos!
Faça o seu Marketing de Conteúdo conosco!
Agora, você está pronto para desenvolver ótimos conteúdos! Como resultado, os consumidores ficarão satisfeitos e propensos a comprar os seus produtos e serviços!
Porém, para ter as respostas mais rápidas e um apoio qualificado, entre em contato com a nossa agência de marketing digital! Somos especialistas na produção de conteúdos que vendem!
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