O Linkedin é uma mídia social excelente para alcançar novas parcerias e clientes recorrentes!
Quando pensamos em redes sociais, logo imaginamos conversas entre amigos. Uma atividade mais ligada ao lazer. Porém, nem todas as mídias sociais são voltadas para este fim. No Linkedin, por exemplo, a negociação entre empresas e o relacionamento entre diversos profissionais é algo muito comum!
Esta rede social caracteriza-se por ser uma plataforma de negócios, onde diversas organizações, empregados e candidatos a novas oportunidades podem se relacionar. Além disso, propostas de trabalhos e serviços acontecem a todo momento.
Em 2017, esta mídia atingiu a marca de 500 milhões de inscritos. Assim, com estes novos números e o crescimento contínuo, o seu papel estratégico é, cada vez mais, primordial para empresas e profissionais.
No Brasil, a rede social conta com mais de 29 milhões de profissionais cadastrados! Portanto, estar presente e ativo no Linkedin será um diferencial para qualquer negócio que deseja crescer no ambiente digital!
Como funciona esta mídia social?
Apesar da importância, a qual tem ganho nos últimos anos, muitos usuários desconhecem a plataforma. Por isso, gostaríamos de citar algumas outras informações.
Inicialmente, a meta do Linkedin era facilitar o relacionamento entre os profissionais, além de conectá-los a muitas empresas. A finalidade era a de que conseguissem novas ocupações. Mas, com o passar do tempo, esta ferramenta foi ganhando novas funcionalidades.
Além do desenvolvimento das company pages (páginas especiais, destinadas as organizações), existe um espaço para a criação de textos pelos profissionais e um chat online, que realiza o contato entre todas as pessoas.
Com as alterações, fazer uma Campanha de Marketing Digital nesta rede social é imprescindível. Assim, tenha a certeza de que vale a pena investir no Linkedin! Os resultados poderão ser muito bons!
Perfeito! Quero vender mais com o Marketing no Linkedin!
Se você optou por este caminho, com certeza, terá respostas positivas dos clientes.
Porém, como começar? Quais são as melhores estratégias que deve-se seguir?
Para iniciar a presença online nesta mídia social, é importante ter um Plano Estratégico de Marketing Digital definido. Como resultado, as chances de conseguir novos consumidores e parcerias será maior!
Plano de Ação em Marketing Digital – Linkedin:
Abaixo, confira os pontos importantes para o desenvolvimento deste planejamento.
1- Quais serão as metas do projeto?
Inicialmente, a marca deve definir os objetivos principais. Para facilitar, o ideal é escrever muitos e destacar 3 deles para serem os principais. Exemplos: vender mais, firmar parcerias ou divulgar a empresa.
2- Observe os Recursos Financeiros:
Após saber o que se pretende alcançar, é preciso observar o orçamento disponível para as ações nesta mídia social. Tudo deve ser visto: deste a contratação de uma agência de marketing para apoio, até a utilização dos links patrocinados. Como resultado, dificilmente ocorrerão problemas financeiros.
3- Análise Completa das Tendências na Plataforma:
Analisar o mercado, saber qual é o público-alvo e identificar o que os concorrentes estão fazendo é algo que deve ser desenvolvido com capricho. Com estas etapas respondidas, ficará fácil traçar toda a estratégia digital.
Quer saber mais sobre o seu público no Linkedin? Faça uma lista de grupos relacionados aos assuntos do seu negócio. Deste modo, você descobrirá informações em comum destas pessoas. Além disso, observe todas as interações e os seguidores das páginas dos seus concorrentes.
4- Personalize a sua Company Page:
As company pages são partes importantes da estratégia. Permitem que uma organização faça a construção da sua audiência, através das postagens e das opções oferecidas de customização. Assim, é interessante personalizá-la da melhor forma possível!
Além disso, não se esqueça de criar uma Estratégia de Conteúdo. Utilize as hashtags principais do seu mercado e prepare imagens atrativas. Escreva um conteúdo relevante, que ajude na interação com os consumidores.
Dica: faça uma planilha de publicações, a fim de controlar tudo o que está sendo postado.
5- Ações Estratégias para Estimular Novos Negócios:
Descubra algumas ações que irão ajudar no marketing de resultados!
– Textos do Blog:
Qualquer empresa que deseja um destaque na internet, precisa ter um Blog. A produção de textos e artigos – com um conteúdo relevante – é uma das estratégias que gera mais resultados!
Deste modo, desenvolva os textos que respondam os problemas, dores e dúvidas dos seguidores. Assim, os seguidores irão enxergar a sua empresa como uma autoridade em conhecimento e soluções práticas!
Não se esqueça: insira uma chamada para a ação, ao final de cada artigo (Exemplo: visite a página sobre este serviço) e sempre faça a postagem com as hashtags!
– Anuncie nos links patrocinados:
O Linkedin possui o seu próprio modelo de anúncio patrocinado. É chamada de Linkedin Ads. Diferente das outras mídias sociais, a segmentação dos anúncios é feita em cima do perfil profissional dos usuários.
Assim, fica mais fácil encontrar donos de empresas, CEO´s e pessoas de decisão de um mercado.
Para entender melhor como funcionam, conheça as duas versões existentes:
- Self-Service, relativas a empresas que utilizarão verbas abaixo de 15 mil reais mensais.
- Corporativas, diz respeito a organizações que investirão valores acima de 15 mil reais mensais.
Nestas soluções, existem alguns modelos de anúncios diferenciados: sponsored content, Sponsored InMail, Text Ads (apenas para Soluções Self-Service), Dynamic Ads e Display Ads.
Portanto, este tipo de divulgação paga é muito útil para uma organização que deseja crescer nesta rede social!
– Participação em um grupos de negócios:
O Linkedin permite que uma pessoa crie grupos sobre determinado assunto, a fim de atrair outras com interesses em comum para discussões e interações. Assim, esta é uma estratégia que pode ajudar uma empresa a prosperar!
A partir da identificação dos grupos que estão de acordo com a sua marca, você poderá solicitar a entrada – em cada um – com o perfil pessoal. Dentro deste espaço, criará discussões relevantes e participará de interações já existentes.
Por que vale a pena fazer isso? As discussões mais populares de um grupo são muito visualizadas. Com isso, estão sempre no topo. Comentar, responder a dúvidas e até inserir links do seu blog, que ajudem a elucidar uma dificuldade, são formas de atrair clientes e valorizar os seus produtos e serviços.
6- Monitore todas as suas Atividades:
Não esqueça de monitorar o que está sendo feito. Responda tudo de forma ágil. Além disso, desenvolva um relatório quinzenal, para analisar os resultados na plataforma. A própria company page possibilita identificar dados, como o número de visitantes.
Tenha mais Vendas fazendo o Marketing no Linkedin!
Esperamos que este Plano de Ações ajude muito o seu negócio! Investir no marketing digital é o caminho para obter excelente resultados!
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