Com o Facebook, pode-se melhorar a divulgação de uma marca, além de apoiar na geração de leads!
Utilizar as mídias sociais para apoiar na presença online e na geração de novos clientes é uma estratégia excelente. Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin são as principais ferramentas. Com elas, o seu negócio poderá obter mais destaque e, também, um aumento nas vendas.
Porém, para cada uma, será necessária uma estratégia diferente. Isto porque, dependendo do seu Plano de Ação, elas terão papéis diferenciados na abordagem e conteúdo. Assim, falaremos sobre cada uma separadamente.
Em primeiro lugar, iremos discorrer diversas informações sobre o Facebook. Além de apresentar a rede social, descreveremos a atual situação da plataforma e como desenvolver ações que gerem resultados reais!
Conheça mais sobre o Facebook
O Facebook é considerado a mídia social com o maior número de pessoas cadastradas em todo o mundo. Nos dias de hoje, estima-se que possua mais de 2 bilhões de pessoas. No Brasil, o número tem aumentado e já ultrapassa os 100 milhões de usuários.
Além de conectar bilhões de pessoas dos 4 cantos do globo. a plataforma permite que empresas e marcas usem o seu espaço para divulgar os produtos e serviços. Atualmente, o alcance orgânico diminuiu – comparado ao que era há algum tempo atrás. Porém, mesmo assim, produzir conteúdo relevante ainda é um diferencial frente aos concorrentes. Portanto, postar constantemente vale a pena!
Porém, existe uma forma de obter melhores respostas: anunciar no FaceAds. São os links patrocinados do Facebook, os quais permitem uma segmentação mais detalhada e um bom direcionamento. Assim, ficará fácil atingir quem realmente quer saber mais sobre o seu mercado.
Como base para ter uma boa presença na rede social, as organizações têm a sua disposição uma página focada em negócios: a fanpage. Neste local, você terá a disposição da sua marca diversas formas de personalização, além da emissão constante de dados e relatórios.
Porém, como faço para conseguir mais clientes com o Facebook?
Para implementar o marketing digital de resultados, é necessário – em primeiro lugar – desenvolver um Plano de Ação detalhado. Assim, você terá um caminho adequado a seguir e etapas a serem realizadas aos poucos.
Pensando nisso, nossa equipe gostaria de apresentar as Etapas de um Plano Estratégico. Veja, a seguir, como funciona e as suas principais características:
1- Defina as Metas e os Objetivos:
Determine todos os objetivos a serem alcançados no Facebook. Eles podem variar desde a divulgação da marca, até obter mais vendas com estratégias específicas. A partir disso, você poderá iniciar o seu planejamento.
2- Observe os Recursos Financeiros disponíveis:
Após definidas as metas, já será possível analisar os custos. Dependendo dos valores disponíveis para pagar a equipe, os anúncios pagos e a produção de imagens/conteúdo, a organização poderá obter resultados mais rápidos!
Porém, invista com estratégia: apenas o que for possível, sem “estourar o orçamento”.
3- Identificação do Mercado, Público e Concorrentes:
Analise bem o seu mercado e os seus concorrentes. Descubra como funciona a presença online de cada um nesta mídia social. Com isso, você poderá ver quais as ações deles que produzem resultados e, a partir daí, tentar melhorá-las para o seu negócio.
Para identificar o seu público-alvo, uma boa ideia é buscar informações nas páginas dos principais players do mercado. Assim, analisando com muita cautela, é possível saber o que os seus consumidores desejam.
4- Prepare a sua Fanpage:
Agora, que toda a parte de planejamento está correta, o próximo passo é melhorar a sua página. Precisa estar adequada, a fim de que os fãs encontrem o que procuram de modo simples e rápido. Por isso, neste momento, procure customizá-la da melhor forma possível, a partir das suas necessidades.
5- ESCOLHA A SUA LINHA EDITORIAL:
Este é o momento de definir quais conteúdos serão postados. Vídeos sobre a Marca, imagens em alta resolução ou textos do blog são boas opções. Porém, é importante ficar atento a um ponto: a periodicidade. Você precisa saber quantas postagens fará em uma semana. Para facilitar, crie um cronograma para controle.
6- Execução – Estratégia para Geração de Leads:
Neste tópico, iremos destacar 3 ações que apoiarão o seu negócio a obter resultados dentro das mídias sociais. São atividades pontuais ou recorrentes, com o foco na atração de novos fãs e clientes.
6.1 – Campanha de Aquisição:
Neste tipo de ação, o objetivo é chamar a atenção do cliente e fazê-lo fornecer alguns dos seus dados para a sua organização. Este tipo de atração é feita a partir de uma recompensa digital (e-book, infográfico, sequência de palestras, etc).
No Facebook, será criada uma postagem especial. Nela, uma Landing Page será divulgada, a qual promoverá a recompensa. A fim de alcançar um maior número de clientes, não se esqueça de utilizar os links patrocinados desta plataforma. Sem isso, dificilmente dará certo a campanha.
Com os dados destes fãs (seja nome, telefone ou e-mail), a sua marca poderá iniciar um relacionamento por e-mail. Com a estratégia de e-mail marketing adequada, as possibilidades de vender o seu produto ou serviço aumentarão e muito!
6.2 – Postagens dos Artigos do seu Blog:
Criar textos focados em venda e divulgação da marca no seu Blog é uma forma simples de conseguir novos contatos. O ideal é desenvolver conteúdos relativos as dores e as necessidades do seu cliente.
Assim, com um conteúdo relevante e bem produzido, você compartilhará os artigos no Facebook. Isso mostrará a sua preocupação com o bem estar e com a satisfação dos clientes que curtem a sua fanpage.
Mas, lembre-se: não deixe de inserir links e chamadas para ação em cada texto. Assim, o consumidor que clicar e ler o conteúdo até o final, estará mais inclinado a adquirir os seus produtos ou serviços.
6.3 – Facebook Ads:
Forma mais comum usada pelas marcas que possuem presença no Facebook. Apenas com os links patrocinados, é possível alcançar um grande número de pessoas que estariam interessadas pelo seu produto ou serviço.
Portanto, tenha a certeza: vale investir nesta estratégia. Utilize uma verba interessante – não precisa ser muito alta, comece com algo planejado.
Contudo, fique atento: segmente muito bem a sua campanha, a fim de que traga respostas excelentes!
7- Analise os Dados Fornecidos
A partir do Facebook Insights, qualquer página empresarial poderá identificar como está andando o seu Plano de Ação. Este espaço fornece dados, gráficos e relatórios. Deste modo, é possível averiguar se tudo está correto.
Dica: desenvolva Planilhas no Excel, a fim de ter um controle mais individual.
7- Monitoramento constante:
Este ponto é muito importante. Monitore e controle todas as atividades que estão acontecendo – em tempo real! Com isso, você poderá modificar a campanha a qualquer momento, adequando a novas necessidades.
Como resultado, temos a certeza de que estes tópicos serão de grande ajuda para a sua marca!
Gere mais Leads e Vendas Recorrentes! Utilize o Marketing Digital!
Com este Plano de Ação, temos a certeza de que estará bem orientado! O Marketing Digital, direcionado para as mídias sociais e para o Facebook, proporciona ótimas respostas!
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