O Brasil possui uma quantidade gigantesca de pessoas conectadas a internet.
A maior parte deste público está concentrada na região do Sudeste, em especial nos estados do RJ e SP. Por este motivo, cada vez mais organizações, de pequenas e grandes, investem em marketing digital.
Apesar destes excelentes números, boa parte das empresas ainda investem pouco no ambiente online: possuem um site discreto, um perfil nas mídias sociais sem conteúdo, enviam e-mails comuns para clientes, etc.
Isto acontece, porque existem dúvidas por parte da maioria dos empresários sobre como utilizar o marketing digital: não enxergam o potencial real da internet para os seus negócios ou até não sabem como criar um planejamento estruturado (voltado a adquirir mais clientes) aumentar a visibilidade da marca e aumentar as suas vendas.
Por este motivo, através deste artigo pretendemos ajudar a esclarecer algumas dúvidas mais comuns: conheça as 5 razões que mostram o porquê do investimento em marketing digital ser a melhor maneira de conseguir resultados:
1. O mercado digital só aumenta:
Diferente de outros meios de comunicação que estão perdendo visibilidade por parte do público em geral (visto que as pessoas cada vez menos compram jornal, assistem televisão e ouvem rádio), a internet só cresce!
Com o acesso liberado ao sinal wi-fi nas ruas, shoppings e nos estabelecimentos comerciais; aumento das vendas de smartphones e tablets; preço da banda larga cada vez menor e mais acessível, a tendência dos próximos anos é que a internet se torne um meio ainda mais democrático a todas as classes sociais e o marketing digital aumente.
2. O investimento em marketing digital é mais barato do que investimento em outros meios de comunicação:
Investir em propagandas na televisão, rádio, revista e outdoor sai mais caro do que anunciar na internet. Comerciais e anúncios chegam a custar dezenas de milhares de reais em programas e publicações de baixa audiência.
Além de ser mais barato, o marketing digital possibilita mensurar os todos os dados de acesso dos clientes (existem muitas ferramentas que realizam este trabalho). Esta ação permite que a campanha seja modificada a todo momento e adequada ao público. O custo/benefício, com este controle, é melhor e proporciona um retorno financeiro maior.
3. Seu cliente está na internet pesquisando sobre produtos e serviços:
De acordo com pesquisa da IAB Brasil, 74% das pessoas conectadas pesquisam sobre produtos e serviços na internet.
Este dado, em específico, é de grande importância, pois é a partir desta pesquisa que o usuário irá decidir se compra o seu produto ou o do seu concorrente. Assim, ter uma boa presença digital e estratégias vai trazer mais clientes.
4. Seu concorrente está na internet e está ganhando dinheiro:
Você pode até pensar que não vale a pena investir na internet por vários motivos ou porque o seu negócio ainda não precisa. Porém, tenha a certeza de que pelo menos um ou dois de seus concorrentes já investem no digital.
Mesmo que o seu concorrente tenha apenas um site, um perfil no Facebook ou um anúncio simples no Google, ele já estará realizando um contato com pessoas e empresas e você não, pois não possui uma presença digital planejada.
5. Existem muitas estratégias que, em conjunto, geram muito mais resultado:
Outro diferencial do marketing digital: você não precisa ficar preso a apenas ter um site ou uma mídia social; você pode trabalhar com diversas estratégias em conjunto, onde cada uma irá ajudar a atrair mais clientes e apoiar diretamente nas suas vendas. É importante pesquisar muito sobre o assunto ou contar com a ajuda de uma agência com profissionais especializados para conseguir implementar um planejamento estratégico focado em resultados.
Espero que este artigo tenha ajudado! Com um investimento pequeno, mas direcionado e um plano bem traçado, você irá conseguir excelentes resultados!