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O Facebook é a mídia social mais utilizada no Brasil e no mundo. Em Abril de 2016, a empresa alcançou a marca de 1 bilhão de usuários que acessam todos os dias: isto que dizer que uma em cada sete pessoas no planeta estão conectadas diariamente. São acessos que vão desde uma simples página empresarial até uma fanpage famosa.
No Brasil, o número de usuários chegou a 99 milhões de pessoas em 2016. Este número é impressionante e chega a próximo de quase 50% da população, o que nos coloca entre os 3 países com a maior quantidade de usuários que acessam, curtem, comentam e compartilham o conteúdo desta plataforma de social media.
Com todos estes números favoráveis, não são apenas os internautas que buscam aproveitar o que este modelo de mídia pode oferecer: os empresários também desejam fazer parte deste mundo.
Apesar disso, é fácil encontrar muitos empreendedores que não se planejaram para divulgarem sua marca e produtos na plataforma: com uma pesquisa simples, é possível identificar páginas com imagens ruins, com o logotipo mal localizado ou com pouco destaque, postagens sem conteúdo relevante, etc.
Pensando neste grupo de empresas, gostaria de destacar 5 Estratégias Matadoras que vão apoiar para que a sua página empresarial tenha excelente visibilidade e acesso de um público qualificado:
1- Crie uma FanPage atrativa e interessante para o seu cliente: o primeiro ponto a ser destacado é o da necessidade de criar uma página empresarial no Facebook que gere interesse real por parte de seus clientes. Ter uma página ativa, com conteúdo objetivo tanto na descrição, quanto nos posts é muito importante. Além disso, capriche bem no layout e nas imagens: quanto mais profissional, mais autoridade e confiança demonstrará ao mercado.
2- Conheça o seu público – saiba o que ele pensa: você sabe qual é o seu público na internet? Você conhece a forma de linguagem que estas pessoas utilizam para se comunicar? Bem, se não conseguiu responder nenhuma destas perguntas, você terá dificuldades para conseguir passar a sua mensagem, seja ela sobre vendas ou não.
É muito importante identificar quem é o seu público-alvo dentro da mídia social. Uma dica: crie uma campanha de Facebook Ads, a fim de promover a sua página empresarial no Facebook para conseguir as primeiras curtidas. Como no começo as informações sobre este público são poucas, para segmentá-la utilize os dados relativos aos seus clientes e as pessoas que consomem o seu produto no dia-a-dia. Após esta etapa, analise os resultados no Facebook Insights (painel de informações da sua fanpage dentro da própria mídia social) para mensurar e identificar quem curte a sua página e as suas características principais.
3- Tenha uma linha editorial bem definida: não adianta ter uma página com design arrojado, mas não ter nenhum conteúdo relevante desenvolvido semanalmente; o fã da fanpage precisa acompanhar sempre as atualizações. Desta forma, para criar bons posts é necessário criar um cronograma a ser seguido: comece com quatro postagens por semana (de Segunda a Quinta). Separe o último dia da semana (Sexta-Feira) para analisar todas as informações obtidas a partir do Facebook Insights (ver quais os posts mais acessados, mais curtidos, mais comentados, etc) e planeje as postagens da próxima semana.
4-Trabalhe com a regra do 80/20: esta é uma dica de conteúdo, baseada no livro Facebook Marketing, escrito por uma das maiores autoridades em Facebook do país: Camila Porto. A profissional explica que, a cada 10 posts, oito devem ser sobre conteúdos diversos relacionados ao negócio. Apenas dois devem ser sobre a venda do produto ou serviço oferecido pela empresa. Isto se dá, pelo fato de que as publicações sobre conteúdo não precisam ser tão óbvias (exemplo: se você possui uma academia, não vai adiantar ficar postando que exercício físico faz bem a saúde).
A especialista sugere postar informações mais específicas e que sejam interessantes para quem está na página. “Se você conhece muito bem a área que atua, procure aquilo que te deixa surpreso ou que você acha interessante. Você pode ser o seu próprio ‘funil’ do que postar ou não.” – diz Camila Porto.
5- Acompanhe e monitore a sua página empresarial no Facebook: ao criar uma fanpage dentro do Facebook, você não deve deixá-la de lado, nem acompanhar apenas uma vez apenas durante a semana. Interações acontecem o tempo todo: é necessário ter um tempo de resposta rápido a possíveis dúvidas, mensagens enviadas e comentários realizados. Você mesmo pode se programar e realizar este tipo de controle e dar os feedbacks.
Estas 5 Dicas já irão lhe ajudar a conseguir excelentes resultados em sua estratégia no Facebook! Pode contar conosco e com muito mais dicas em marketing digital para apoiar o seu negócio a conseguir excelentes resultados!